EDUCAÇÃO

Inscrições para pré-matrícula na rede estadual terminam nesta semana; saiba como fazer

Confira o cronograma de matrículas e transferências; veja quais documentos são necessários

Publicado em: 28/11/2023 15:36
Última atualização: 28/11/2023 16:18

As inscrições para pré-matrícula na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira (1°). De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), nesta etapa devem fazer a inscrição os ingressos para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente. 


Inscrições para pré-matricula na rede estadual terminam nesta sexta-feira (1º) Foto: FreePik

A pré-matrícula deve ser feita pelo site da Seduc, na página inicial, clicando na aba de matrículas e selecionando o ensino interesse. Os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais e que tem 75% ou mais de frequência terão a rematrícula de forma automática. Em caso de interesse em mudar de escola, os interessados devem ficar atentos à segunda etapa de pré-matrícula, prevista para janeiro de 2024, tendo em vista que nesse caso será uma transferência.

Confirmação e entrega de documentos

De acordo com o cronograma da Seduc, dia 29 de dezembro acontece a designação dos estudantes para as escolas pretendidas. Os responsáveis receberão todas as informações através do e-mail cadastrado ou poderão consultar pelo site da pasta na aba de consulta candidato.

Entre os dias 4 e 17 de janeiro os candidatos e seus responsáveis devem confirmar a matrícula presencialmente nas escolas em que foram designadas. Na ocasião, verão ser entregues os seguintes documentos: CPF e certidão de nascimento ou RG do estudante; CPF e documentos do responsável; comprovante de residência e para alunos do 1º ano do ensino fundamental: Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira) de vacinação.

Neste mesmo período do primeiro mês do ano, quem perdeu o prazo da primeira chamada, que encerra nesta sexta-feira, poderá aproveitar a segunda chamada para fazer a pré-matricula. Interessados em transferência de escola ou ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão fazer a solicitação.

O prazo para efetivação das matrículas de forma presencial nas escolas estaduais para candidatos que se inscreveram na segunda etapa de pré-matricula ou que pediram transferência está previsto para ocorrer entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro.

Critérios de designação de escola

A Seduc esclarece que os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante em relação à unidade escolar, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida.

A pasta lembra que no momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio estudante poderão preencher até três opções de unidades escolares por ordem de preferência, incluindo as unidades escolares que ofertarem Ensino Médio em Tempo Integral. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas