MEDIDAS ECONÔMICAS

Agricultores gaúchos terão condições para renegociar investimentos

Banco Central e Conselho Monetário liberaram condições diferenciadas para que os bancos no Rio Grande do Sul permitam a renegociação de créditos aos agricultores

Publicado em: 19/05/2024 15:28
Última atualização: 19/05/2024 15:29

O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central (Bacen) aprovaram medidas que darão ao Sistema Financeiro Nacional melhores condições de atuar no sentido de amenizar os efeitos econômicos da situação de calamidade pública, decorrentes dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.


Medidas adotadas pelo Banco Central visam minimizar os prejuízos causados pela enchente aos agricultores do RS Foto: Arquivo/GEs

Para o setor do agronegócio, o Bacen prevê ações que envolvem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). No Proagro, considerando as dificuldades de deslocamento, foi decidido que as vistorias técnicas necessárias para o pagamento das indenizações do programa poderão ser feitas com o uso de sensoriamento remoto e por meio de dados paramétricos da produtividade dos municípios. A mudança agilizará o pagamento de indenizações aos produtores rurais afetados pelas enchentes.

Renegociação do crédito rural

Além disso, o Bacen autoriza os bancos a operarem condições alternativas para a renegociação de dívidas com condições diferenciadas no Rio Grande do Sul. Aos agricultores que possuem crédito rural, informa a Emater, é possível renegociação.

O produtor rural que tiver operações relacionadas à produção de milho, se soja ou de leite, com vencimentos entre 2 de fevereiro e 30 de dezembro de 2024, e tiver interesse em renegociar valores, pode entrar em contato com seu agente financeiro. O prazo para a adesão é até 31 de maio de 2024. Essa informação foi divulgada pela Emater. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas