PREVISÃO DO TEMPO

BOLHA DE CALOR: Cinco perguntas para entender como fica o tempo nos próximos dias no Brasil

Algumas regiões podem ter máximas entre 43 e 45 graus, alerta MetSul Meteorologia

Publicado em: 18/09/2023 às 20h:34 Última atualização: 18/09/2023 às 21h:12
Publicidade

Uma bolha de calor vai se formar sobre boa parte do território brasileiro nesta semana, elevando os termômetros a máximas entre 43 e 45 graus em algumas regiões. A MetSul Meteorologia diz que alguns recordes de temperatura serão superados e orienta cuidado especial com a saúde, especialmente de crianças e idosos. Veja abaixo uma sequência de perguntas e respostas para entender o que está por vir. As informações são da meteorologista Estael Sias, da MetSul.

CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE A BOLHA DE CALOR QUE VAI ATINGIR O PAÍS

Forte onda de calor vai atingir boa parte do Brasil nos próximos dias | Jornal NH



Forte onda de calor vai atingir boa parte do Brasil nos próximos dias

Foto: MetSul/Reprodução

O que é bolha de calor?

O fenômeno ocorre quando uma região persistente de alta pressão retém o calor sobre uma área. Pode se estender por vários Estados e durar dias ou semanas, deixando as pessoas, a produção rural e os animais sofrendo com o ar quente e estagnado que pode parecer um forno. Pode ser chamada também de cúpula ou domo de calor – heat dome, em inglês.

A MARCA INCOMUM QUE O VALE DO SINOS REGISTROU NESTA SEGUNDA-FEIRA

Quais regiões do Brasil devem ser mais afetadas?

A tendência é que o pior do calor ocorra no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e no Tocantins, mas o calor extremo não vai se imitar a estes Estados ou a estas áreas.

A temperatura deve superar os 40 graus em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Piauí. Não são afastadas marcas acima disso em pontos do Oeste da Bahia, Maranhã e do Sul do Pará. No Rio de Janeiro o calor ficará perto dos 40 graus.

Cidades mais perto da costa do Nordeste, o que inclui a maioria das capitais dos Estadoa ds região, devem escapar da onda de calor extremo. São os casos de Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Aracajú, que seguirão com o calor que já tradicionalmente faz.

Quanto tempo vai durar a bolha de calor?

Segundo Estael, o episódio de temperatura excessivamente alta já teve início e a tendência é que o Centro do Brasil siga com calor extremo até o final de setembro e o começo de outubro. O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana.

Para quando está previsto o período mais crítico?

O pico de calor vai variar de um dia para outro, dependendo da região. No geral, a MetSul projeta que o pior do calor ocorra entre o final desta semana e a próxima segunda com máximo de calor em muitas áreas no sábado e no domingo. A temperatura sofrerá uma escalada no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil na segunda metade desta semana. Na quinta e na sexta muitas cidades terão marcas ao redor ou até acima dos 40 graus.

O Sul do Brasil será atingido pela bolha de calor?

Grande parte do Sul do Brasil vai escapar do calor mais extremo. Regiões Leste e Nordeste de Santa Catarina devem ter temperatura muito alta, mas o calor mais forte vai se concentrar na metade norte do Paraná, onde em cidades próximas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo devem ser esperadas máximas perto e acima de 40 graus. Porto Alegre e a maior parte do Rio Grande do Sul terão chuva frequente nos próximos dias, evitando sequência de dias de calor excessivo.

Tudo sobre Brasil

Acompanhe todas as notícias de Brasil

Publicidade
Publicidade