O Concurso Nacional Unificado, proposto pelo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, tem o objetivo de oferecer com mais de 7,8 mil vagas para compor cerca de 50 órgãos do executivo federal. A prova única está prevista para acontecer no dia 25 de fevereiro de 2024.
FIQUE BEM-INFORMADO(A): ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Conforme divulgado inicialmente pelo MGI, a prova será dividida em dois momentos na mesma data: primeiro deve ocorrer as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e depois, as provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
A adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado é voluntária e deve ser feita até o dia 29 de setembro. O edital deve ser publicado até 20 dezembro. As vagas foram agrupadas em blocos temáticos:
Áreas de atuação governamental e vagas autorizadas:
- Administração e Finanças Públicas – 580
- Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação – 1015
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário – 1040
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – 1194
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde – 1470
- Trabalho e Previdência – 940
- Dados, Tecnologia e Informação Pública – 895
- Nível Intermediário – 692
- Total de vagas: 7826
A meta é que a prova seja realizada em cerca de 180 cidades de forma simultânea, sendo nas regiões:
- Norte – 39 cidades
- Nordeste – 50 cidades
- Centro-oeste – 18 cidades
- Sudeste – 49 cidades
- Sul – 23 cidades
“Critério de justiça”
Conforme o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr, o projeto é “inovador e ousado”. “Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário.
Ainda segundo ele, estudos especializados indicam que esse formato unificado de provas, em detrimento daqueles que pretendem aferir conhecimentos, desde saída, muito especializados, tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores e servidoras públicas, trazendo pessoas em geral íntegras e comprometidas com a esfera pública e as realizações da administração.
Até meados de setembro deste ano, deve ser publicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação o ato oficial que irá definir a estrutura de governança do Concurso Unificado.
Cronograma
- Até 20 de setembro – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;
- Até 29 de setembro – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
- Até 20 de dezembro – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;
- Data indicativa inicial de 25 fevereiro de 2024- realização da prova em dia único.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags