abc+

BAIRRO SÃO JORGE

Moradores do bairro São Jorge reclamam de falta de calçada há cerca de três anos

Trecho da via teria sido aberto para reparo em infiltração, mas serviço não foi concluído, desde o mandato municipal passado

Publicado em: 22/06/2026 às 07h:00 Última atualização: 19/06/2026 às 17h:26
Publicidade

Há cerca de três anos, moradores do bairro São Jorge, em Novo Hamburgo, convivem com um problema que transformou um trajeto simples em uma preocupação a mais no cotidiano. Com uma calçada obstruída por grandes buracos e vegetação crescente na Rua Marquês de Abrantes, pedestres precisam circular pela rua em meio ao trânsito.

Publicidade

Segundo a moradora Augusta da Silva, o problema é antigo | abc+



Segundo a moradora Augusta da Silva, o problema é antigo

Foto: Luiza Helena Peters

Segundo a aposentada Augusta da Silva, que mora na esquina do endereço com a Rua Benedito Calixto, a estrutura da calçada foi removida durante uma intervenção para verificar uma infiltração ainda na gestão anterior, mas o serviço não foi concluído. Próximo de residências e até mesmo escolas, o espaço permanece obstruído desde então, prejudicando os moradores, trabalhadores, crianças e pais que circulam pela rua.

Além dos transtornos diários, Augusta relata preocupação com a segurança de quem passa pelo local. Um dos episódios que mais a marcou ocorreu quando uma idosa que utilizava bengala caiu por conta da aproximação de veículos enquanto transitava pela rua, ao lado da calçada. “Ela estava com duas sacolas e caminhava pela via porque não tinha por onde passar. Um caminhão vinha de um lado e outro carro do outro. Ela se assustou e caiu. Eu desci para ajudar ela a recolher as coisas”, conta.

A senhora também diz que a situação tem provocado constrangimento entre os moradores. “Chegaram a colocar um cartaz no meu muro escrito ‘Que vergonha’. Mas não fui eu quem arrancou a calçada. Eu até já disse que, se deixassem, eu mesma mandaria fazer”, desabafa.

Além da falta do passeio público, os moradores também reclamam da vegetação alta no local, que cresceu a partir das aberturas na calçada. Segundo Augusta, já foram feitos pedidos para a limpeza da área e protocolos para o conserto dos buracos, que seguem cedendo e prejudicando a estrutura da rua e residências.

Publicidade

O que diz a Prefeitura

Em nota enviada, a Prefeitura de Novo Hamburgo diz que a  Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi) “está ciente da situação e, na próxima semana (nesta), uma equipe avaliará o problema relacionado à canalização pluvial. Quanto ao mato na calçada, por se tratar de uma propriedade privada, a manutenção da mesma cabe ao proprietário do imóvel”.

Publicidade

Matérias Relacionadas