Há cerca de três anos, moradores do bairro São Jorge, em Novo Hamburgo, convivem com um problema que transformou um trajeto simples em uma preocupação a mais no cotidiano. Com uma calçada obstruída por grandes buracos e vegetação crescente na Rua Marquês de Abrantes, pedestres precisam circular pela rua em meio ao trânsito.

Foto: Luiza Helena Peters
Segundo a aposentada Augusta da Silva, que mora na esquina do endereço com a Rua Benedito Calixto, a estrutura da calçada foi removida durante uma intervenção para verificar uma infiltração ainda na gestão anterior, mas o serviço não foi concluído. Próximo de residências e até mesmo escolas, o espaço permanece obstruído desde então, prejudicando os moradores, trabalhadores, crianças e pais que circulam pela rua.
Além dos transtornos diários, Augusta relata preocupação com a segurança de quem passa pelo local. Um dos episódios que mais a marcou ocorreu quando uma idosa que utilizava bengala caiu por conta da aproximação de veículos enquanto transitava pela rua, ao lado da calçada. “Ela estava com duas sacolas e caminhava pela via porque não tinha por onde passar. Um caminhão vinha de um lado e outro carro do outro. Ela se assustou e caiu. Eu desci para ajudar ela a recolher as coisas”, conta.
A senhora também diz que a situação tem provocado constrangimento entre os moradores. “Chegaram a colocar um cartaz no meu muro escrito ‘Que vergonha’. Mas não fui eu quem arrancou a calçada. Eu até já disse que, se deixassem, eu mesma mandaria fazer”, desabafa.
Além da falta do passeio público, os moradores também reclamam da vegetação alta no local, que cresceu a partir das aberturas na calçada. Segundo Augusta, já foram feitos pedidos para a limpeza da área e protocolos para o conserto dos buracos, que seguem cedendo e prejudicando a estrutura da rua e residências.
O que diz a Prefeitura
Em nota enviada, a Prefeitura de Novo Hamburgo diz que a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi) “está ciente da situação e, na próxima semana (nesta), uma equipe avaliará o problema relacionado à canalização pluvial. Quanto ao mato na calçada, por se tratar de uma propriedade privada, a manutenção da mesma cabe ao proprietário do imóvel”.