Os motoristas que tem o prazo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expirando entre janeiro e junho deste ano, têm apenas até o dia 31 de março para realizar o exame toxicológico. Já aqueles que tem o documento vencendo entre julho e dezembro, precisam efetuar o exame até 30 de abril. A medida é necessária para os condutores das categorias C,D e E.
Conforme o Ministério do Transporte, a norma pode significar multas para os profissionais com os exames vencidos há mais de 30 dias. A aplicação das penalidades deve começar no dia 1º de maio. A infração será emitida mesmo que o motorista não esteja dirigindo.
A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa custa R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH. Visando orientar os condutores, a Senatran tem realizado campanhas educativas e emitindo alertas por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Para verificar a validade do exame, os motoristas precisam acessar a área de condutor na CDT, clicar na opção “Exame Toxicológico” e verificar o prazo. Em caso de vencimento, basta buscar um dos laboratórios credenciados e efetuar a coleta.
LEIA TAMBÉM