O Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (4), um adiamento na data de lançamento do Pix Automático. A nova função estaria disponível a partir de abril de 2024, de acordo com cronograma inicial, divulgado pela entidade em junho deste ano.
Durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix, que ocorreu nesta terça-feira (3), houve ajuste no mês de lançamento e anúncio do cronograma oficial da nova modalidade. Confira:
- Especificação – novembro de 2023
- Publicação de regras (regulamento e manuais do Pix) – dezembro de 2023
- Desenvolvimento de sistemas – janeiro a agosto de 2024
- Testes homologatórios – agosto e setembro de 2024
- Lançamento – outubro de 2024
O período de lançamento foi alterado por conta da “complexidade do produto, tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais”, segundo informe do BC.
Como funciona o Pix Automático?
A nova função poderá ser utilizada para pagamentos recorrentes com periodicidade definida, como em contas de luz, água, internet e até streamings. Após uma autorização prévia do usuário pagador, os pagamentos serão debitados automaticamente, eliminando a necessidade de autenticar as transações uma de cada vez. A novidade busca oferecer mais praticidade aos usuários.
Pagamentos que entram no Pix Automático:
- Serviços públicos como água, energia e telefone;
- Assinatura de serviços como internet, streaming, clubes e portais de notícias, etc;
- Pagamento de mensalidades como escola, academia, condomínio e plano de saúde;
- Serviços financeiros como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags