MAIS CHUVA

Chuva volumosa ameaça áreas do Sul; saiba o que esperar

Forte instabilidade é provocada por um evento da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vai estar com seu eixo mais ao Norte do que o habitual

Publicado em: 25/01/2024 07:21
Última atualização: 25/01/2024 11:51

Uma nova sequência de dias chuvosos é esperada no Sul do Brasil até a metade da próxima semana. A previsão do tempo indica que alguns pontos podem ter chuva volumosa, com alagamentos, enchentes e estragos.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


PREVISÃO DO TEMPO: Chuva excessiva vai atingir o Sul do Brasil nos próximos dias; veja o que esperar Foto: Paulo Pires/GES

De acordo com a MetSul Meteorologia, a forte instabilidade é provocada por um evento da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vai estar com seu eixo mais ao Norte do que o habitual. Além disso, há muita umidade devido a uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão sobre o oceano.

Essa zona de convergência é uma faixa de nebulosidade que atravessa o Brasil. Esses eventos, conforme a MetSul, são comuns entre novembro e março, já típico das estações mais quentes.

A instabilidade atingirá todas as regiões. No Sul do Brasil, os estados mais atingidos serão Santa Catarina e Paraná. Chuva volumosa é prevista para o extremo Nordeste de Santa Catarina e para o litoral do Paraná. As áreas de Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Morretes, Paranaguá e outras enfrentarão chuva muito frequente, com acumulados de até 300 mm até 31 de janeiro.

Tempo no Rio Grande do Sul 

Nesta quinta-feira (25), chove em poucas cidades gaúchas, principalmente no Noroeste e na Serra. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana, além da Serra e do litoral, o sol aparece entre nuvens e as máximas serão de até 31°C.

Na sexta-feira (26), o tempo fica nublado. As temperaturas variam entre 16°C e 29°C na região. Já no fim de semana, pode chover de forma fraca. Os dias terão mínima de 17°C e máxima de 30°C. A instabilidade segue até a terça, com momentos de sol entre nuvens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas