VAI CAIR NA CONTA!

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga nesta quinta-feira; confira estratégias para usar o valor

Especialista também explica o que o benefício representa no reforço econômico do País

Publicado em: 29/11/2023 18:27
Última atualização: 29/11/2023 18:28

Nesta quinta-feira (30), termina o prazo para as empresas pagarem um dos principais benefícios trabalhistas do País: o décimo terceiro salário. A segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. Têm direito ao benefício os aposentados, pensionistas, trabalhadores afastados por licença e quem trabalhou com carteira assinada por no mínimo 15 dias.


População deve olhar para orçamento doméstico e priorizar gastos Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para o morador de Novo Hamburgo, o benefício é importante pelo volume de despesas que se acumulam entre dezembro e janeiro, principalmente relativo ao pagamento de tributos. José reforça que com o 13º existe uma maior chance de não acumular dívidas e, principalmente, com antecipação dos pagamentos à vista, garantir descontos bastante atrativos.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Em entrevista exclusiva, o professor José Moura, economista da Universidade Feevale, ensina sobre como surgiu o pagamento, quais as maneiras estratégicas de usá-lo, além do impacto positivo que esse benefício tem na economia nacional e no bolso do trabalhador. Para ele, o 13º é uma renda extra que possibilita dar uma folga no orçamento doméstico e planejar consumo em compras, viagens e obter experiências que a população não conseguiria somente com a renda mensal. 

Confira a entrevista

O que o ingresso desse dinheiro representa em termos de reforço na economia?

Economista: Este momento é muito esperado, não somente pelos trabalhadores, mas também pela indústria, o comércio e serviços, que aguardam um crescimento expressivo no volume das vendas. Adicionando-se a isso, o Natal é uma comemoração que envolve muitos presentes.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima um reforço de R$ 18,4 bi na economia gaúcha, representando um crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado. Somente com os servidores públicos, a injeção na economia é de R$ 2,8 bi. Esses recursos representam em torno 2,7% do PIB do Estado, potencializando as vendas e proporcionando a contratação de funcionários.

Como as pessoas podem fazer um bom proveito desse valor?

Economista: Primeiramente, é olhar para o orçamento doméstico e priorizar gastos. Para aquelas pessoas com contas atrasadas, oferecer quitação total e solicitar um desconto e até mesmo nas contas a vencer, com juros acima do praticado atualmente no mercado (cartão de crédito, por exemplo).

Em seguida, projetar os valores com gastos típicos de início de ano (material escolar, IPVA, IPTU e viagens programadas). A seguir, reservar uma parte para despesas ou gastos inesperados, ou acima do previsto, uma vez que uma reserva financeira traz segurança e maior poder de decisão para usar esses recursos, possibilita comprar com maior racionalidade e, por último, destinar o valor disponível para as compras.

Por que foi criado o 13º salário?

Economista: Foi a partir de um Projeto de Lei (PL), na Câmara dos Deputados, de autoria do então deputado federal Aarão Steinbruch. O documento instituía o salário extra-anual visando aumentar a renda dos trabalhadores do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com uma remuneração a mais no final do ano. Após ameaça de greve pela classe trabalhadora, a lei foi sancionada pelo presidente João Goulart em 13 de julho de 1962.

O décimo terceiro pode ter sido influenciado pela tradição cristã do Brasil, sendo o mês de dezembro considerado especial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas