SOLIDARIEDADE

Amigos se unem para ajudar família de homem que ficou em estado vegetativo após atropelamento em Estância Velha

Grupo busca garantir recursos para o tratamento de morador de Estância Velha que ficou gravemente ferido após acidente de trânsito

Publicado em: 01/04/2024 12:30
Última atualização: 03/04/2024 20:44

A vida do programador de PCP Ronaldo Delabona, 44 anos, mudou radicalmente no dia 21 de fevereiro. Enquanto voltava do trabalho em Ivoti, logo após desembarcar do ônibus que o trazia da empresa, após um dia de trabalho, ele foi atropelado por uma moto na Rua Rincão, em Estância Velha, enquanto atravessava a rua a pé para chegar em casa. A partir do acidente, o homem que participava de grupos de corrida passou a viver em cima de uma cama em estado vegetativo.


Após ser atropelado, Ronaldo Delabona precisa de cuidados 24 horas Foto: Arquivo Pessoal

Da vida ativa e independente, Delabona, que tem um filho de 7 anos, agora precisa de cuidados 24 horas por dia. A mudança colocou a família em uma situação difícil, já que os gastos aumentaram muito com a nova situação – o que levou um grupo de 27 pessoas, amigos da família, a se envolverem em ações de solidariedade para ajudar nos custos.

“Está sendo uma situação muito complicada, muito, muito difícil para todo mundo, todos muito abalados”, conta a engenheira química, Vanessa Xavier Dias, 41, comadre de Delabona, e uma das pessoas envolvidas na campanha de arrecadação. "Ele perdeu parte da massa encefálica, e a gente não sabe ainda se tem recuperação", explica Vanessa.

Marido de Vanessa, o diretor de tecnologia André Felipe Stein, 43, lembra do amigo discreto, mas muito ativo antes do acidente. “Ele era corredor, participava de provas, um cara bem saudável”, relata.

Vanessa lembra que o último encontro com o amigo de mais de duas décadas foi justamente vinculado ao esporte. “Ele era uma pessoa muito tranquila, muito na dele, reservada, com a sua família. Mas sempre gostava de estar com a família, com os amigo. A gente teve um último encontro do nosso grupo num sábado, fizemos uma caminhada noturna, e o acidente foi na quarta-feira seguinte.”

Como ajudar

O grupo de 27 amigos planeja uma série de ações para arrecadar fundos e ajudar com os gastos de atendimento. A primeira é uma vaquinha online, que tem o objetivo de conseguir R$ 50 mil. Até a noite de domingo (31), eles já somavam R$ 17,7 mil. Quem quiser contribuir pode ajudar pelo site.


Após ser atropelado, Ronaldo Delabona precisa de cuidados 24 horas Foto: Arquivo Pessoal

“A gente está procurando ajudar a esposa, o filho, da melhor maneira possível”, resume André.

Além da vaquinha online, eles preparam uma ação para o dia 26 de abril, quando será feita a venda de pizzas na Casa de Festas Estação Alegria, em Estância Velha. Todo o valor arrecadado será destinado para a família de Delabona.

A família transformou a página do Instagram em um centro de informações sobre o estado de saúde de Delabona.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas