RELEMBRE

Confira as idas e vindas de Jairo Jorge após a Operação Copa Livre

Supostos envolvimentos do político em desvios de dinheiro público e fraudes em licitações motivaram investigações

Publicado em: 23/11/2023 16:56
Última atualização: 23/11/2023 18:10

O Jairo Jorge foi novamente afastado de suas funções na prefeitura de Canoas nesta quinta-feira (23), desta vez por decisão da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O motivo do afastamento são as investigações sobre supostos envolvimentos do político em desvios de dinheiro público e fraudes em licitações. Relembre o vaivém do político.

Jairo Jorge Foto: PAULO PIRES/GES
Março de 2022
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS determinou o afastamento do prefeito Jairo Jorge do cargo por supostos desvios de recursos públicos, em especial, de uma empresa responsável pelos serviços de limpeza e copeiragem em unidades de saúde de Canoas. O caso é investigado pela chamada Operação Copa Livre.

Setembro de 2022
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou uma segunda denúncia contra Jairo. Essa referente a duas licitações que teriam sido negligenciadas. O certame teria beneficiado a contratação de uma empresa específica, que deveria gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Março de 2023
Jairo Jorge reassume a Prefeitura. Na ocasião, um terceiro pedido de afastamento feito pelo MPRS foi negado pelo Tribunal de Justiça Estadual (TJ-RS). Na época, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que a competência para julgar o caso era da Justiça Federal.

Após escadaria do Paço Municipal, gabinete do prefeito passou por ritual de limpeza para o retorno de JairoPAULO PIRES/GES
28/03/2023 VOLTA DO PREFEITO JAIRO JORGEPAULO PIRES/GES
Jairo concedeu entrevista coletiva no seu retornoFOTOS PAULO PIRES/GES
28/03/2023 VOLTA DO PREFEITO JAIRO JORGEPAULO PIRES/GES

Agosto de 2023
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um parecer recomendando novo afastamento do político. O prazo inicial seria de 180 dias, podendo ser prorrogado por outros 180, conforme o documento publicado na época.

Novembro de 2023
O prefeito Jairo Jorge é novamente afastado do cargo. A determinação foi tomada pela 4ª Seção do TRF4, por quatro votos a favor do afastamento e dois contrários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas