CONAN, O PASTOR ALEMÃO

"Nada será suficiente para elogiar esse parceiro": BM se despede de cão que fazia parte da Patrulha K9

Diagnosticado com câncer de pulmão, animal foi submetido a eutanásia, neste sábado (30), em Caxias do Sul

Publicado em: 30/12/2023 13:21
Última atualização: 30/12/2023 13:41

Conan, o cão da raça pastor alemão, era um sucesso o 12º Batalhão da Brigada Militar (MPB) em Caxias do Sul. Treinado pelo sargento Mário da Rosa, Conan havia sido diagnosticado com câncer de pulmão e não resistiu. Neste sábado (30), o animal foi submetido a uma eutanásia.


Cão policial Conan foi submetido a eutanásia após sofrer com câncer de pulmão Foto: Brigada Militar/Divulgação

A morte do cão policial causou uma grande comoção. Conan fazia parte da Patrulha K9 e encantava principalmente crianças nas apresentações que realizava com seu tutor, o sargento Da Rosa. Fez sucesso também em grandes eventos, como a Festa da Uva, onde a Brigada Militar (BM) o levava para fazer demonstrações de obediência a comandos. 

Conan era um cão de patrulhamento, assim como os demais cães treinados pela BM. Cada animal também tem uma especialidade, como farejar entorpecentes, buscar foragidos, armamentos, por exemplo.

Segundo Da Rosa, Conan tinha a especialidade social. Ele interagia com a comunidade através de visitas em hospitais, lares de idosos, creches entre outras ações. O animal chegou à BM com 45 dias de vida e começou a ser treinado por Rosa desde os 4 meses de vida. 


Cão policial Conan foi submetido a eutanásia após sofrer com câncer de pulmão Foto: Brigada Militar/Divulgação

“Nada será suficiente para elogiar esse parceiro diante de tanta alegria que ele deu a todos nós, em especial às crianças da comunidade escolar de Caxias e região, além dos hospitais, asilos e orfanatos”, diz o comunicado enviado pela Comunicação da BM neste sábado. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas