TRÂNSITO

BR-116: 61% dos feridos em acidentes no trecho entre Ivoti e Porto Alegre estavam em motocicletas

PRF iniciou no último sábado (9) operação para inibir condutas que geram riscos no trânsito

Publicado em: 11/03/2024 16:13
Última atualização: 11/03/2024 16:13

A maioria das pessoas feridas em acidente de trânsito na BR-116, no trecho entre Ivoti e Porto Alegre, estavam em motocicletas. De acordo com levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado nesta segunda-feira (11), de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, dos 668 feridos em sinistros na rodovia, 408 estavam sobre mototicletas, ou seja, 61% das vítimas.


Ações de fiscalização serão realizadas na BR-116 até dia 21 de março Foto: Divulgação/PRF

Ainda de acordo com os dados, entre Esteio e a Capital, a taxa de pessoas feridas que estavam neste tipo de veículo aumenta para 73%. Conforme a PRF, entre as principais causas de acidentes estão não guardar distância segura e transitar com a motocicleta entre as faixas. O órgão ressalta que não é proibido transitar entre os veículos quando o trânsito está parado ou lento, mas é preciso estar com velocidade compatível ao tráfego.

“No entanto, infelizmente, muitos motociclistas se colocam em grande risco nos momentos de trânsito lento ou congestionado, característico nos horários de “rush” (início da manhã ou ao entardecer). Em altas velocidades entre os demais veículos, não conseguem reagir a tempo em momentos de paradas repentinas ou mudanças de faixas dos veículos de maior porte”, disse a PRF em nota.

Outro fator pontuado como causador de acidentes, pois dificulta a interação entre as motocicletas e os demais veículos, é o ponto cego dos retrovisores de automóveis, ônibus e caminhões. 

Para a PRF, a estatística chama atenção e para inibir condutas que geram riscos de acidente o órgão iniciou no último sábado (9) a Operação IKTO. O nome faz alusão ao “Deus dos Viajantes”. A ação será feita até dia 21 deste mês.

Nesse período, policiais federais de diversas regiões do Estado atuarão em conjunto, com objetivo de alertar os motoristas da região metropolitana sobre as dinâmicas de risco e orientando para um tráfego seguro.

O que será feito?

De acordo com a PRF, serão realizadas ações de conscientização e fiscalização, focada em fatores que visem a diminuir a quantidade de motociclistas feridos. 

Além de inibir o trânsito das motos entre os veículos - quando em velocidade incompatível - os policiais também estarão atuando na fiscalização do uso de celulares na direção, ao trânsito de caminhões na faixa da esquerda e na verificação de protetores laterais dos caminhões que, em caso de acidentes envolvendo motocicletas, previnam graves lesões e mortes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas