MUDANÇA

Camelódromo muda de endereço a partir desta quarta-feira em São Leopoldo; veja o novo local

Vendedores que ficavam na Rua João Neves da Fontoura agora estão no Triângulo

Publicado em: 14/02/2024 13:06
Última atualização: 14/02/2024 15:12
O camelódromo de São Leopoldo está em novo endereço. O espaço que antes funcionava na Rua João Neves da Fontoura, no Centro, desde esta quarta-feira (14) está sendo instalado na Rua 24 horas, junto ao Triângulo, também na área central do Município.
Antiga estrutura foi desmanchada nesta quarta-feira Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial
Criado por meio da lei 6473, de 17 de dezembro de 2007, o Centro Comercial Popular da Rua João Neves da Fontoura, estava localizado na quadra compreendida entre as ruas Independência e Primeiro de Março. A retirada dos ambulantes do endereço se deu, segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, por causa do avanço das obras de revitalização da Independência. "Com a aprovação das obras de revitalização da Independência, vislumbramos que seria necessária uma readequação do comércio ambulante no centro da cidade. Desde 2021 não emitíamos nenhuma nova licença para a Independência já prevendo este momento. Quando da aprovação das obras, conversamos com as entidades, CDL, Acist e Sindilojas, assumindo o compromisso de que a gente aceleraria este processo", comenta Maciel. "Agora, com as obras chegando neste ponto da João Neves, também o Consórcio nos comunicou que a intervenção que seria feita na esquina afetaria a estrutura do camelódromo e isso acelerou aquele projeto que já vinha em discussão. Já tínhamos discutido com os ambulante no final do ano passado, projetando que haveria esta mudança e, recentemente, nos reunimos de novo para falar do andamento das obras e de que a ideia é não retornar para este local após a revitalização concluída", completa o secretário. Alternativa Conforme Maciel, a alternativa escolhida para realocação dos vendedores foi um espaço na Rua 24 horas, que na manhã de ontem passava por readequações. Nas salas, serão instalados os oito ambulantes que tinham bancas na Rua João Neves, além de um outro que já ocupava um espaço próximo ao Triângulo. Segundo o secretário, não serão abertas novas vagas para ambulantes no novo espaço. No antigo camelódromo, os vendedores pagavam taxa anual que variava entre 30 e 50 Unidades Padrão Monetária (UPMs) conforme proximidade da banca com a Rua Independência. Agora será estudada uma taxa única.

Entidades comerciais aprovam a mudança

A calçada onde ficavam as bancas na Rua João Neves da Fontoura será destruída. Quando a quadra for liberada, segundo Maciel, ela será incluída na Zona Azul, para que funcione como vaga de estacionamento. A mudança dos ambulantes do local agradou as entidades comerciais da cidade. Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Olinto Menegon, destacou a iniciativa da Prefeitura como uma "medida assertiva e construtiva". "Vejo como muito positiva esta conciliação da Sedettec e acredito que os ambulantes terão um desenvolvimento muito maior onde estão sendo realocados do que onde estavam. O Triângulo é um ponto de alto fluxo de pessoas, centralizado, e com o comércio popular muito forte naquela região", opina. Presidente do Sindilojas, Walter Seewald também aprovou a mudança. "A área do antigo camelódromo também complicava o trânsito. Para os ambulantes, o Triângulo será uma boa instalação, com movimento quase 24 horas por dia", diz. O presidente da Acist, Daniel Klafke,  também parabenizou a ação. "O camelódromo foi motivo de muitas reuniões e discussões com o poder público. Ele se configurou como uma dificuldade para o comércio local, uma vez que os ambulantes trabalhavam em condições insalubres e as instalações prejudicavam o deslocamento de pedestres e afetavam o trânsito", diz. 

Ambulantes já estão atendendo em novo endereço

A quarta-feira (14) foi de mudança e de adaptação para os ambulantes no novo endereço. Apesar de o camelódromo ter sido criado por lei somente em 2007, alguns vendedores estavam na Rua João Neves da Fontoura há décadas. É o caso da ambulante Solange Almeida, 52. Com uma banca na João Neves há mais de 20 anos, ela diz ainda ver com receio a mudança para o Triângulo. "A gente estranha, mas vamos ver como vai ser. Já estava muito acostumada lá, onde éramos camelôs mesmo, de rua. Aqui vai ser diferente. Eu preferia que tivéssemos continuado lá, até por toda a identificação que já tínhamos com nossos clientes", comenta ela, que vende bolsas, mochilas e brinquedos. Entre quem costuma circular pelo Triângulo, a chegada dos ambulantes foi comemorada. "Não imaginava que eles viriam para cá. Acho um espaço muito bom, protegido do tempo. E vai ser mais um opção de compras para quem passa por esta região", opina a recepcionista Ana Paula Guerreiro, 30, que pega o ônibus diariamente no paradão localizado junto ao espaço destinado aos ambulantes.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas