abc+

Recomeço

Campo Bom inaugura primeiro Pomar Urbano do município

Projeto contará com dezenas de árvores frutíferas, espaços para lazer e para cuidar da saúde

Dário Gonçalves
Publicado em: 28/03/2024 às 22h:54 Última atualização: 28/03/2024 às 22h:55
Publicidade

Campo Bom inaugurou no fim da tarde de quinta-feira (28) seu primeiro Pomar Urbano, projeto que integra o Plano Municipal de Arborização Urbana. O local, situado na rua 31 de Janeiro, bairro Bela Vista, conta com cerca de 5,6 mil metros quadrados e quase 300 árvores plantadas, entre frutíferas, nativas e exóticas, além de algumas que foram transplantadas.

Ilario e Maria, e a cachorrinha Pretinha, aprovaram o espaço para os pets | abc+



Ilario e Maria, e a cachorrinha Pretinha, aprovaram o espaço para os pets

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que em cerca de cinco anos, as árvores já estejam dando frutos. O local conta com um playground para as crianças, com balanços, gangorras, escorregador e ponte suspensa. Pet park para os animais de estimação, um cercado para que eles brinquem livremente, além de mesas de xadrez e academia ao ar livre. Bancos foram instalados em diversos locais do pomar, que também foi pensado de forma a reduzir os impactos produzidos pelas altas temperaturas. O investimento total no Pomar Urbano é de cerca de R$ 650 mil de recursos do município.



Embate com moradores

Em outubro de 2023, quando as árvores foram retiradas da praça para dar início às obras, o ato gerou revolta em alguns moradores da rua 31 de janeiro e proximidades. Sem dar explicações, ao menos 35 árvores foram cortadas pela Prefeitura. “Todos os dias eu abria a minha janela e via essa natureza linda. E de uma hora para outra, destruíram tudo, nós ficamos em choque”, contou Silvia Schell, de 60 anos, na época. A revolta ganhou tamanho porque a maioria das árvores que haviam por lá, haviam sido plantadas e cuidadas pelos próprios moradores. “Eles disseram que criarão uma área de lazer, mas já tínhamos isto. Não somos contra o progresso, mas desde que não haja um regresso. Principalmente quando se fala em preservação ambiental”, afirmou Julio Cesar Schwan, 33, no dia 25 de outubro.



Passados cinco meses, as obras foram entregues antes do previsto (oito meses). E em seu discurso, a secretária de Obras, Gênifer Engers, reconheceu que faltou uma comunicação direta com os moradores. “Hoje vemos que este lugar ficou melhor ainda. E se ainda não temos todas aquelas árvores gigantes, nós poderemos ver com nossos filhos e netos elas crescendo e dando frutos, como muitas já estão dando”, disse.

O prefeito Luciano Orsi também comentou o assunto, principalmente porque ele próprio é um dos moradores em frente à praça. “É a primeira vez que inauguro uma obra na frente da minha casa. Eu vim pra cá há 7 anos e é um bairro muito tranquilo, familiar, e é aqui que quero ficar. As pessoas gostam de morar aqui, é um lugar abençoado e agora tá mais bonito”, pontuou.

Moradores aprovaram

O casal Ilario, 69, e Maria da Silva Dalpiaz, 63, moram perto e caminham pelo local todos os dias com sua cachorrinha, a Pretinha. “Ela adorou esse espaço para os pets. Antes, quando tava só ela, correu por tudo, quase se matou. Estava muito animada. Depois chegaram esses outros cachorrinhos e agora estão brincando juntos”, disse Ilario. O filho do casal, Maximiliano, 32, também aprovou o novo espaço.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade