Um cervo, popularmente conhecido como veado, estava à solta na região central de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Assustado, o animal de pequeno porte chegou a atropelar um pedestre que caminhava distraído pela Avenida Osvaldo Aranha, região central da cidade.
O homem, atingido pelo cervo, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem. Enquanto isso, o veado seguiu seu rumo e foi visto mais duas vezes durante o dia.
Conforme o Comando Ambiental, acionado para atender a ocorrência, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, relatos deram conta que o animal esteve no bairro Cidade Alta e também em uma área de mata na saída da cidade. “Nossas equipes não conseguiram encontrá-lo”, afirma o Sargento Ivan Nunes.
Nunes explica que não é possível confirmar exatamente o veado é filhote ou adulto, no entanto, há possibilidade de ser uma fêmea. “Seguimos procurando, por se tratar de uma espécie invasora, o ideal seria sua captura e a destinação para o ambiente correto.”
O Cervo Axis é de origem asiática, sendo introduzido na América do Sul para caça, principalmente no Uruguai e Argentina, tendo feito a migração para o Rio Grande do Sul. “Pelo que me lembre, essa é a primeira vez que essa espécie é vista em Bento Gonçalves”, completa Nunes.
LEIA TAMBÉM