Força-tarefa da Corsan está concentrada, neste domingo (19), na execução das ações do Plano de Contingência nas estações Rio Branco, em Canoas e Esteio, que também abastece a cidade de Sapucaia do Sul.
LEIA MAIS SOBRE A CATÁSTROFE NO RS
De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, houve aumento no número de imóveis abastecidos nos três municípios, restando 29 mil sem água em Esteio e Sapucaia do Sul, e outros 39 mil em Canoas, no início da tarde deste domingo.
Segundo a empresa, com a retomada da operação da Estação de Tratamento Esteio ainda na madrugada do sábado (18), a água está chegando gradualmente às torneiras de 91% da população do município. Atendidos pelo mesmo sistema da ETA Esteio, parte dos bairros de Sapucaia do Sul, desde o sábado, também já receberam água. Nas últimas 24 horas, conforme informação no site da Corsan no início da tarde deste domingo (19), 38 mil imóveis tiveram fornecimento restabelecido.
ETA inundada
De acordo com a Corsan, continua o trabalho para garantir a recuperação total da ETA, que ainda está inundada, executando a drenagem da estrutura, instalando novas ligações de energia, substituindo bombas, entre outras manutenções necessárias.
Além da água que está sendo tratada na ETA Esteio, o abastecimento nessas cidades é ampliado, de acordo com a Corsan, com o auxílio das cinco estações móveis de tratamento, poços perfurados pela empresa, reservatórios temporários e caminhões-pipa.
Na última semana, as prefeituras de Esteio e Sapucaia acionaram o Mistério Público contra a Corsan, devido ao longo período de desabastecimento de água em função da enchente.
LEIA TAMBÉM