NOVA SANTA RITA

CATÁSTROFE NO RS: Com caminhos para Canoas bloqueados, bebê nasce em posto de saúde da região

Maiara Vitória de Souza, 22 anos, estava na reta final da gravidez

Publicado em: 04/05/2024 15:30
Última atualização: 04/05/2024 15:30

Moradora do bairro Califórnia em Nova Santa Rita, Maiara Vitória de Souza, 22 anos, estava na reta final da gravidez e, sem conseguir acesso aos hospitais de Canoas, precisou buscar ajuda no Pronto Atendimento (PA) do município. Ela chegou acompanhada da mãe, Iara de Souza e da vizinha, Ivete Eckhardt.

Maiara e Mellany em Nova Santa Rita Foto: Júlia Schneider/PMNSR

Ao chegar no local e ser examinada, Maiara entrou em trabalho de parto. Por volta das 18 horas, a pequena Mellany veio ao mundo. Entre a entrada no PA e o nascimento do bebê, a nova mamãe aguardou cerca de uma hora. “Aqui não é uma unidade pensada para esse tipo de caso, mas somos treinados para ajudar com máximo possível os pacientes e, no caso dela fazer o parto”, relatou o médico Bruno Lopes Breda.

A médica Esther Mupulo é natural da República Democrática do Congo e diz que todos ficaram com o coração na mão. “Não costumamos fazer parto aqui e era o primeiro parto normal da paciente, então foi um pouco mais demorado, mais difícil”, relata.

Morando há 11 anos no Brasil, Esther diz que esse é apenas o segundo parto realizado desde que trabalha no local. "Eu já havia atendido uma paciente há alguns meses, mas ela chegou, praticamente, com a criança nascendo e isso me deu mais confiança.”

Outra diferença é em relação ao momento vivido. “Desta vez havia enchente, interrupções e era inviável deslocá-la para Canoas. E, ela precisava ter o bebê com toda a segurança e todo profissionalismo que tínhamos”, completa. Maiara e Mellany continuam em observação no PA.

 

Maiara e Mellany em Nova Santa RitaJúlia Schneider/PMNSR
Maiara e Mellany em Nova Santa RitaJúlia Schneider/PMNSR

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas