ATUALIZAÇÃO: O trânsito foi totalmente bloqueado na BR-116, na região das pontes sobre o Rio dos Sinos, pouco depois das 23 horas desta segunda-feira (13). Clique aqui e saiba mais.
O trânsito poderá ser bloqueado na BR-116, junto às pontes sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, a partir das 22 horas desta segunda-feira (13). É o que informou, no início da noite, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no RS, engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva.
Segundo Hiratan, em razão do aumento do nível do Guaíba em Porto Alegre e seus afluentes, os chamados “caminhos assistenciais” abertos pelo Dnit na Grande Porto Alegre estão sendo reavaliados por medida de segurança. E um dos pontos que “possivelmente terão bloqueio”, segundo informou, é a BR-116 na ponte sobre o Sinos.
“Possivelmente o bloqueio seria a partir das 22 horas. Há risco de manter o sistema pare e siga neste local durante a madrugada. Amanhã cedo se reavalia a situação deste e de outros caminhos e possivelmente eles serão reabertos”, frisou o engenheiro. A dica do Dnit é que os motoristas “prestem atenção nas sinalizações”.
Após a liberação total do trânsito, no sábado (11), nas pontes dos dois sentidos sobre o Rio dos Sinos e a várzea, o local voltou a ter restrições na tarde desta segunda-feira. A água voltou a invadir a BR-116 em São Leopoldo e o trânsito ficou em meia pista. No fim da tarde o trânsito fluía lentamente, sem o sistema de pare e siga.
Como estão as outras pontes de São Leopoldo?
Caso se confirme o fechamento inclusive do caminho assistencial da BR-116, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, do fim da noite desta segunda ao início da manhã desta terça, a única alternativa seria a ponte 25 de Julho (ponte histórica), na área urbana de São Leopoldo.
Reaberta depois de uma semana, tecnicamente a passagem foi novamente bloqueada pela Prefeitura, mas veículos ainda passavam pelo local no fim da tarde desta segunda. Como as ruas do entorno ainda estão alagadas, o trânsito é complicado na região. Além disso, caminhões não passam por esta ponte. As outras duas passagens urbanas de São Leopoldo sobre o Rio dos Sinos seguem bloqueadas.
LEIA TAMBÉM