TEMPESTADE

CATÁSTROFE NO RS: "Economizem água", pede vice-prefeito de Novo Hamburgo por risco de redução da captação de água em 50%

Bombas que puxam água do Rio dos Sinos precisarão ser retiradas caso a marca de 8,40 metros seja atingida; no fim da tarde desta quinta-feira, era preciso menos de 30 centímetros de elevação para este cenário

Publicado em: 02/05/2024 18:53
Última atualização: 02/05/2024 20:31

O vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, informou, em gravação divulgada na tarde desta quinta-feira (2), que caso o Rio dos Sinos atinja a marca de 8,40 metros na cidade, duas bombas que puxam água do rio precisarão ser retiradas. Com isso, apenas uma ficará em funcionamento, o que reduzirá a captação em 50%.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Ponto de captação no Rio dos Sinos da Comusa Foto: Comusa

Atualmente, duas bombas estão ativas e uma serve como reserva. A medida visa preservar os equipamentos, que correm risco de estragar devido ao grande volume de água que receberão. Assim, se a bomba que seguir em funcionamento apresentar problemas, ainda haverá outras como reserva para substituí-la.

Por volta das 18 horas, o nível do rio estava próximo dos 8,15 metros na captação ao lado da ponte da Estrada Leopoldo Petry. A marca histórica registrada pela Comusa, neste ponto da cidade, é de 8,48 metros, atingida em 2013. "Infelizmente, estamos com uma perspectiva de um aumento acima dessa marca", destaca Lüders, que afirma que o sistema seguirá trabalhando até quando for possível.

Contudo, caso após passar da marca histórica o rio continue subindo significativamente, a captação será suspensa até que a água comece a baixar novamente. Atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município está trabalhando em capacidade máxima para tratar o máximo de água possível nesse momento e enviar para os reservatórios da cidade.

"Então, fica a dica e o recado para que as pessoas economizem água, que é importante nesse momento para que se consiga manter o abastecimento de toda a cidade", frisa.

Veja o vídeo:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas