ALERTA DE ENCHENTE

CATÁSTROFE NO RS: Eduardo Leite alerta região sul para cheia da Lagoa dos Patos; veja vídeo

Governador disse em vídeo que alinhou estratégias com prefeitos da região e pediu a população para que acreditem nos alertas e sigam as recomendações

Publicado em: 07/05/2024 15:01
Última atualização: 07/05/2024 15:03

O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade devido as chuvas da semana passada. Conforme o boletim das 12 horas desta terça-feira (7), divulgado pela Defesa Civil, 397 municípios foram atingidos. Além disso, 90 pessoas morreram e 131 estão desaparecidas. Ao menos, 1,3 milhão de pessoas foram afetadas, sendo que mais de 48,1 mil estão em abrigos e 155,7 desalojadas. 

Acompanhe a cobertura especial da enchente no RS


Eduardo Leite alerta região sul para cheia da Lagoa dos Patos Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Essa é maior enchente que o RS enfrentou, superando a cheia histórica de 1941. Enquanto equipes de resgate ainda trabalham para socorrer pessoas ilhadas na região metropolitana de Porto Alegre e em outras áreas do Estado, como no Vale do Sinos, o governo estadual alerta a região sul gaúcha para o risco de alagamentos. 

“Pessoal, muita atenção! Alerta agora para a região sul do Estado. Para os municípios que estão na região da Lagoa dos Patos. Toda essa água que está aqui, causando todo esse transtorno na região metropolitana vai descendo pela Lagoa dos Patos depois que sai do Guaíba”, disse o governador Eduardo Leite em vídeo publicado nas redes sociais ainda na noite da segunda-feira (6). 

“A depender da direção do vento, escoa mais rápido ou mais lento. Mas mesmo assim vai subir muito o nível da Lagoa e vai trazer muitos transtornos aos municípios da região da costa doce, que estão a beira da Lagoa dos Patos”, alerta. 

Leite ainda lembra que em 1941 a região sul também registrou uma grande cheia. “Também teve enchente histórica em Pelotas, Rio Grande e nos municípios da região. Então, infelizmente se aqui está sendo pior que 1941, pode ser também muito ruim aí na região”, adverte o governador. Ele ainda disse que já conversou com os prefeitos da região que será afetada e pediu para que a população acredite nos alertas para que “vidas sejam salvas”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas