O governador Eduardo Leite (PSDB) se desculpou por uma declaração feita durante um programa de entrevistas na Band, na terça-feira (14). Na ocasião ele sugeriu que o excesso de doações para ajudar as vítimas das enchentes no estado poderia prejudicar o comércio local. “O reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares também do país”, disse se referindo ao grande volume de doações que chegam ao estado.
As falas não repercutiram bem. O governador foi duramente criticado nas redes sociais, por ter dado a entender quê as doações estariam atrapalhando o comércio local.
Na manhã desta quarta (15), o governador publicou um vídeo em seus perfis sociais no qual pede desculpas pelo o que chamou de “mal-entendido”. “Antes de mais nada, meu agradecimento a todos pela gigantesca mobilização e solidariedade a favor do povo gaúcho. Em nenhum momento eu tive a menor intenção de inibir ou desprezar as inúmeras doações que o Brasil e o mundo estão fazendo para ajudar nosso Rio Grande do Sul numa grande reconstrução. Entre tantas preocupações que a tragédia nos traz, traz também a situação dos nossos pequenos comerciantes”, disse ele.
Leite ressalta que, ao falar sobre, ele diz ter se equivocado, misturando a economia com as questões das doações e que o impacto no comércio vai ser “preocupação para outro momento”. Segundo o governador, sua fala causou “confusão no entendimento”. “As últimas semanas têm sido brutais para todos nós, e ninguém está livre de errar. Portanto, meu mais sincero pedido de desculpas pela confusão que possa ter causado no entendimento de algumas pessoas”, completou.
LEIA TAMBÉM