PREVISÃO DO TEMPO

CATÁSTROFE NO RS: Em meio a enchentes, há chance de chover na região metropolitana?

Porto Alegre e região metropolitana enfrentam enchentes históricas; veja previsão para este sábado e domingo

Publicado em: 04/05/2024 13:33
Última atualização: 04/05/2024 13:46

A situação é crítica em Porto Alegre e na região metropolitana neste sábado (4). Com pessoas ilhadas, casas "engolidas" pela enchente, pontes bloqueadas e cheias históricas, este é um dia que ficará na memória dos gaúchos.


Centro de São Leopoldo na manhã deste sábado Foto: Vitor Canova/Especial

Em meio às enchentes do Rio dos Sinos e do Guaíba, os moradores ainda precisam se preocupar com a previsão do tempo, já que os acumulados excessivos desta semana causaram a devastação em diversas cidades do RS, como as dos vales do Taquari e Rio Pardo, que ainda tentavam se reerguer após os estragos de setembro do ano passado.

Este sábado será marcado por muitas nuvens, chuva ou garoa na maioria das cidades. A MetSul Meteorologia afirma que a chuva não vai piorar a cheia na capital.

Os meteorologistas explicam ainda que a instabilidade é maior no norte do Estado. Há risco de chuva forte a muito forte em pontos da Serra e Aparados, onde estão as nascentes de rios dos vales. No extremo sul, o tempo fica firme.

A temperatura é amena, sem muito frio. No Vale do Sinos, as temperaturas não passam dos 22°C. 

Regiões do Rio Grande do Sul estão com alerta vermelho, de grande perigo, para acumulado de chuva até as 23h59 deste sábado. Um aviso laranja, para chuvas intensas, também tem vigência até o fim do dia.

O que esperar do tempo no domingo?

Uma frente quente vai avançar de norte para sul no Rio Grande do Sul e provocar mais instabilidade no domingo (5). Embora ocorram aberturas e o sol apareça em diferentes pontos, são esperadas muitas nuvens no Estado.
A chuva deve avançar no decorrer do dia e pode ser forte e com trovoadas isoladas. A temperatura deve se elevar um pouco mais, com máximas de 25°C no Vale do Sinos.

Quando o sol aparece no RS?

Projeções da MetSul indicam uma melhora substancial na segunda-feira (6) na região, quando a grande massa de ar quente e seco do Centro do Brasil avança para o Rio Grande do Sul. O dia deve ser ensolarado com uma tarde atipicamente quente para maio. As máximas ficam ao redor dos 33ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas