O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública, devido às fortes chuvas. Para auxiliar nesse período de catástrofe, os municípios atingidos divulgam seus abrigos comunitários.
Além disso, a Central do Samu no Rio Grande do Sul está disponibilizando dois números alternativos, (51) 33200-100 ou (51) 33200-192, além do telefone 192. Se estiver em risco, ligue para o telefone 193, e se cadastre para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, pelo número 40199.
Uma medida do Estado, para os moradores das áreas afetadas pelas chuvas dos últimos dias, é um link no site da Delegacia de Polícia Online RS, da Polícia Civil, para registrar danos causados por fenômenos meteorológicos intensos, como perda de imóvel, animais, objetos e veículos.
Na página principal, também foram disponibilizados dois outros acessos para informar desaparecimento e localização de pessoas. Eles já existiam no site, mas foram colocados com destaque para facilitar a busca. A Delegacia Online pode ser acessada de qualquer computador ou celular, clicando aqui.
Novo Hamburgo
Novo Hamburgo registra 245 pessoas desabrigadas até o 12h desta quinta-feira, dia 2, em razão da alta do nível do Rio dos Sinos, que vem subindo rapidamente desde a madrugada e atingiu 7,70 metros no fim da manhã desta quinta, avançando sobre ruas e algumas casas, principalmente nas vilas Getúlio Vargas (Canudos) e Palmeiras (Santo Afonso).
O Município conta com dois pontos para acolhimento de desabrigados em Novo Hamburgo, um no bairro Canudos, no ginásio do CIEP Canudos (Rua Amalie Thon, 50, entrada pela Rua Presidente Costa e Silva) e um no bairro Industrial, no ginásio do Colégio Sinodal da Paz (Avenida Pedro Adams Filho, 1974).
Esse último como referência para moradores do bairro Santo Afonso (neste caso, os moradores desabrigados podem se dirigir até a Praça da Juventude que serão encaminhados até o local).
São Leopoldo
Quatro espaços disponibilizados pelo Município para acolhimento daqueles que precisam deixar suas casas. Na Ocupação Steigleder, no bairro Santos Dumont, os moradores estão sendo acolhidos no salão da Paróquia Santo Inácio.
Esteio
São quatro abrigos abertos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Eva Karnal (Bairro Liberdade), Maria Marques (Bairro Três Marias), Dulce de Moraes (Bairro Liberdade) e Ezequiel Nunes Filho (São Sebastião), que ficam nos três bairros mais atingidos pela enchente.
Campo Bom
Campo Bom enfrenta uma das maiores enchentes da história da cidade. O nível do Rio dos Sinos chegou a 7,61m às 7h30 desta quinta-feira (02), superando a marca de 7,60m registrada em junho de 2023. A cheia já deixou 38 pessoas desabrigadas, acolhidas pela Prefeitura no Ginásio Municipal.
Quem quiser ajudar os desabrigados, pode realizar doações no Ginásio Municipal. Os itens mais urgentes são: Água mineral, toalhas de banho, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. Se precisar de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil: (51) 99631-4625.
Montenegro
Subiu para 263 o número de pessoas abrigadas pela Prefeitura nos ginásios Domingo dos Santos, do Parque Centenário; do Sesc, no Centro; e do Sesi, no bairro Senai, conforme dados da manhã desta quinta-feira (02). A quantidade de desabrigados continua subindo e, neste momento, equipes de salvamento estão em Porto Garibaldi, no interior.
Taquara
Três abrigos já estão em operação. Um deles fica na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115, o outro no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, e mais um no ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro.
Três Coroas
Na cidade, existem dois pontos de abrigo para os moradores. Um deles é no Centro do Idoso, localizado no Centro. Outro é no Loteamento Eucaliptos, na Escola Frederico Ritter.
Igrejinha
Na cidade de Igrejinha, os residentes podem buscar ajuda nos três abrigos disponíveis: Associação de Moradores da Morada Verde, Pavilhão Luterano e Barracão católico do bairro XV de Novembro.
Rolante
Em Rolante, os abrigos estão localizados nos seguintes espaços: Escola Souza Cruz, Escola Frei Miguelinho, Igreja Luterana (perto da Corsan) e Capela São José Operário, no bairro Rio Branco.
LEIA TAMBÉM
Orientações sobre cadastro de voluntários
A Defesa Civil estadual informa à população que, nesse momento, todos os recursos humanos e materiais estão sendo empregados para as buscas e resgate de pessoas que ainda estejam em alguma situação de risco de vida, bem como para a retirada de pessoas de áreas alagadas ou inundadas, ou de locais com risco de deslizamento.
Desta forma, a Defesa Civil do Estado ainda não está realizando mobilizações para cadastro e envio de voluntários às áreas afetadas, por conta do risco às pessoas nessas regiões durante este período mais crítico.
A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e aguardem novas informações a respeito de ações de voluntariado.