CATÁSTROFE NO RS: Todos os acessos a Montenegro estão bloqueados

Na noite desta quinta-feira, a prefeitura iniciou uma campanha de coleta de bombonas de água. Expectativa é que o nível do Rio Caí fique estável à tarde

Publicado em: 03/05/2024 15:48
Última atualização: 03/05/2024 15:49

Com a cidade abaixo d'água, Montenegro organiza uma série de ações para garantir o abastecimento da população. O acesso ao município pela RS-240, via Capela de Santana, RS-124, via Pareci Novo, BR-386, Tabaí-Canoas, em Nova Santa Rita, e BR-470, estão bloqueados por alagamentos.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Enchente em Montenegro Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro

Segundo a prefeitura, o Rio Caí está com nível estimado entre 10 e 11 metros, sendo que a cota de inundação é de seis metros. Na quarta-feira, a correnteza arrastou o sensor que fazia a medição quando a régua tinha alcançado a marca de 9,01 metros. 

Os bairros Municipal, Olaria, Ferroviário e Tanac foram totalmente evacuados na quinta-feira, além de vias dos bairro Aeroclube, Timbaúva e Centro.

Nesta manhã, a enchente chegou ao Café Comercial, nas esquinas das ruas Ramiro Barcelos e Olavo Bilac.
Na noite desta quinta-feira, a prefeitura iniciou uma campanha de coleta de bombonas de 5 e 20 litros. Os recipientes são enchidos em residências que possuem poços de artesianos, por meio de voluntários que disponibilizaram água.


Enchente em Montenegro Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro

Ainda ontem, o prefeito Gustavo Zanatta fez um pronunciamento informando que por meio de uma força-tarefa da RGE e da Corsan Aegea uma das estações de tratamento de água da cidade foi reativada, já que a outra continua desativada porque está totalmente alagada.

A expectativa era que o abastecimento fosse retomado gradualmente. Zanatta fez um apelo para que a população economize água, utilizando de forma racional. "Não vamos abusar para que outras pessoas possam fazer uso desta água", declarou.


Enchente em Montenegro Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro

O município tinha 470 pessoas desabrigadas e acolhidas pela prefeitura em cinco abrigos: ginásios Domingos dos Santos, do Sesc, do SESI e a Escola Paulo Ribeiro Campos. No interior, a Escola Adão Martini, de Vendinha acomoda cerca de 70 pessoas.

As doações estão concentradas na Escola Estadual AJ Renner, bairro Rui Barbosa, onde seão triadas. No espaço também são preparadas as refeições. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas