VALE DO CAÍ

CATÁSTROFE RS: Montenegro tem mais de 4 mil terrenos atingidos pela cheia do Rio Caí

Famílias atingidas estão envolvidas na recuperação de suas residências

Publicado em: 07/05/2024 16:18
Última atualização: 07/05/2024 16:19

A retomada de Montenegro, no Vale do Caí, segue com funcionários da prefeitura e ajuda de voluntários até de outros estados. No entanto, o gerente de Contratos e Convênios, Silvio Kael, ainda há um cenário de guerra. "Um grande volume de material nas ruas, que foram retirados de dentro das casas, chama atenção", declarou, explicando que há coleta para o depósito na Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, no bairro Timbaúva.


Em Montenegro, o cenário de guerra na baixa das águas e na limpeza das casas Foto: Prefeitura Montenegro/Divulgação

Das 47 mil portas na zona urbana, mais de 4 mil foram atingidas, totalizando 5.340 residências. "Quando falamos portas é um terreno. E neste terreno há duas, três casinhas no mesmo terreno. A porta é como se fosse um lote". No relatório ao Estado, Montenegro informa que a enchente afetou mais de 12 mil pessoas, 7.845 foram desalojadas e 768 desabrigadas.

As famílias atingidas estão envolvidas na recuperação de suas residências. A dificuldade, infelizmente, é com a interrupção do fornecimento de água. "A água retomou ontem [segunda], por volta das 19 horas, e às 4 horas de terça-feira foi interrompido o abastecimento por conta de um vazamento", relata.

A expectativa é retomar na próxima quinta-feira (9) as aulas na Educação Infantil, com exceção da EMEI Tio Riba, uma das mais afetadas. "Vamos ter que remanejar alunos dela para salas emprestadas da Escola Estadual Delfina Dias Ferraz", antecipa. Já o início das aulas do Ensino Fundamental será definido na sexta-feira (10). "Como há previsão de um novo grande volume de chuvas a partir de amanhã [quarta], vamos aguardar", detalha.

Quanto à saúde, as perdas das UBS dos bairros Industrial e Santo Antônio ainda passam por avaliação. No entanto, a previsão é que sejam reativadas até o começo da próxima semana. Enquanto isso, os atendimentos médicos ocorrem na sede da Secretaria Municipal da Saúde, onde tem plantão 24 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas