TRADICIONALISMO

Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo rodeio de Nova Santa Rita

Parque Olmiro Brandão foi palco do evento Estadual e Nacional

Publicado em: 24/04/2023 09:47
Última atualização: 05/03/2024 10:57

Terminou neste domingo (23) o 1º Rodeio Nacional e o 11º Estadual de Nova Santa Rita. A edição, que foi dupla em 2023, contou, pela primeira vez, com participantes de fora do Estado e foi um sucesso. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Parque Olmiro Brandão durante os quatro dias de evento. Mais de 360 acampamentos tiveram o parque como base com o objetivo de não perder nada do evento.

Se alguns foram acampar no Olmiro Brandão, outros apenas visitaram. Como foi o caso da família Mota, de Sapucaia do Sul. "Sempre vamos aos rodeios e acampamentos da região, mas aqui em Nova Santa Rita é a primeira vez", explica o patriarca, Gilberto Mota, 55 anos.

Torneio de laço no final de semana em Nova Santa Rita Foto: JULIANO PIASENTIN/ ESPECIAL

Gilberto estava acompanhado da esposa, Flaviane Mota, 47 anos, e da filha, Eduarda Mota, 16 anos. "Fiquei sabendo por uma propaganda. Como o dia estava bonito, resolvemos dar uma passeada e conhecer o lugar, além de prestigiar o rodeio."

A família sapucaiense elogiou a estrutura e afirmou que essa será a primeira de muitas outras vezes. "Ano que vem, voltaremos. Está tudo muito bonito e organizado", completou Gilberto.

Casal de Gravataí

O clima familiar era predominante no Rodeio de Nova Santa Rita. Pela primeira vez participando do evento no município, o laçador João Victor Fontana, 24 anos, estava acampado com a namorada, Larissa Nunes, 23 anos.

O acampamento do casal de Gravataí começou na sexta-feira (21) e terminou no domingo (23), mas com ponderações. "Os banheiros estavam muito sujos, falta muita água, luz. O chuveiro só tem um e a água ainda é fria. Precisa melhorar muito", pontuou João Victor.

Casal unido no amor pelas tradições do Rio Grande do Sul

Acampado desde quinta-feira (20), o casal Igor Fagundes, 26 anos e Pâmela Rochemback, 28 anos, frequenta o Rodeio de Nova Santa Rita há cerca de quatro anos. "Viemos de caminhão, estamos muito bem instalados."

Sobre uma possível precariedade na estrutura, Igor diz não concordar. "Não tenho do que reclamar, estamos em um lugar com muito espaço. Talvez as pessoas que chegaram por último ficaram pior localizadas e mais apertadas."

Moradores de São Sebastião do Caí, eles participaram inclusive de uma prova em dupla. Onde os casais laçavam juntos na cancha de areia do Olmiro Brandão. "Estamos brigados agora, mas depois a gente se resolve", brincou Igor. "Não deu muito certo, mas o que importa é a parceria", riu Pâmela.

O casal afirma que pouco para em casa, já que a participação é recorrente nos rodeios do Estado. "Vamos em algum evento sempre que podemos, todos os finais de semana praticamente", afirma Igor. "Pouco paramos em casa, estamos sempre viajando", completa a esposa, que já espera o próximo rodeio.

RODEIO NOVA SANTA RITA - 2023 Foto: JULIANO PIASENTIN/ESPECIAL

O que diz a organização?

Sobre a reclamação de uma possível falta de luz, Vieira afirmou que a energia ficou desligada por 30 minutos. “Um disjuntor acabou queimando e precisamos fazer a troca.” O tradicionalista reiterou que o saldo do evento foi positivo. “Problemas acontecem, é normal. Porém, sempre trabalhamos para deixar tudo 100%”, completou o presidente. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas