BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

COIRMÃS: Nova Petrópolis recebe alemães e celebra coirmandade com Emmelshausen

Grupo permanece no município até o dia 6 de março para participar dos festejos do 69º aniversário de Nova Petrópolis e dos 200 anos da imigração alemã no Brasil

Publicado em: 01/03/2024 07:00
Última atualização: 01/03/2024 09:35

Nova Petrópolis recebe na tarde desta sexta-feira (1º) uma comitiva de 19 visitantes da cidade coirmã de Emmelshausen, na Alemanha. O grupo permanece no município até o dia 6 de março para participar dos festejos do 69º aniversário de Nova Petrópolis e dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.


Muders (à direita) já esteve com Wolf em 2023 Foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Situada na região do Hunsrück, no Estado alemão da Renânia-Palatinado, a cidade de Emmelshausen tem irmandade firmada com Nova Petrópolis desde 2019.

Entre os integrantes da comitiva alemã estará o vereador de Emmelshausen Alfred Muders, um dos interlocutores do processo de irmandade e que esteve em Nova Petrópolis em maio de 2023, tratando de detalhes da visita em 2024 junto com o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Durante a estadia em Nova Petrópolis, a comitiva alemã fará visitas a pontos turísticos da cidade, como o Parque Aldeia do Imigrante e o Ninho das Águias. Também ocorrerão recepções em estabelecimentos públicos, como a prefeitura, Escola "Enio Spier" e Unidade Básica de Saúde "Bárbara Maix".

No sábado (2), às 15 horas, a comitiva alemã participará da inauguração de um monumento no Esculturas Parque Pedras do Silêncio. A obra foi concebida em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm. Com mais de três metros de altura, o monumento apresenta inscrições em alemão e português, simbolizando a ideia de que "a vida nos leva por caminhos inesperados, e que devemos abraçar esses desvios em nossa jornada".

No domingo (3), a comitiva de visitantes estará nos shows que celebrarão o aniversário de Nova Petrópolis, a partir das 17 horas, na Rua Coberta.

Na segunda-feira (4), às 15h30, ocorrerá o descerramento de uma placa em homenagem a Emmelshausen junto ao Monumento à Irmandade, na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial. O local já conta com homenagens às cidades coirmãs de Sunchales, na Argentina, e Jablonec nad Nisou, na República Tcheca.

Nova Petrópolis não é a única cidade da região a receber europeus. Recentemente, visitantes vindos também da região do Hunsrück estiveram ainda em Igrejinha e Dois Irmãos.

Retribuição

Ainda em 2024, uma comitiva de Nova Petrópolis retribuirá Emmelshausen, visitando a cidade coirmã durante as festividades da Weinmarkt (Feira do Vinho), nos dias 24 e 25 de agosto. Na ocasião, será inaugurado um monumento em homenagem a Nova Petrópolis, situado sobre uma das rótulas da avenida principal da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas