VALORES ACESSÍVEIS

Com dúvida na hora de comprar um produto? Aplicativo compara valores em tempo real; conheça

Aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria da Fazenda e já conta mais de 200 mil usuários

Publicado em: 22/03/2024 15:26
Última atualização: 22/03/2024 15:35

Já ficou na dúvida em comprar o produto e na sequência encontrá-lo mais barato em outro lugar? Não sabe se está pagando o valor correto? No Rio Grande do Sul os consumidores podem resolver estes problemas de uma forma rápida e prática. Trata-se do aplicativo Menor Preço, lançado há cinco anos.


Aplicativo Menor Preço ajuda consumidores a encontrar produtos mais baratos Foto: Nadine Funck/ GES-Especial

Desenvolvido pela Receita Estadual, o aplicativo permite aos usuários pesquisar preços de produtos participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). São mais de 300 mil mercadorias disponíveis. Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), os valores são atualizados em tempo real.

Isso é possível por conta do sistema de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), já que a nota fiscal é emitida e o preço atualizado transferido para o app. Atualmente, mais de 211 mil celulares utilizam o Menor Preço. “É um instrumento importantíssimo para o combate a concorrência desleal”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves.

Distância filtrada

De acordo com a Sefaz, o filtro do Menor Preço é de até 30 quilômetros de distância. “O app vem para ser um importante aliado e facilitador do usuário, afinal, você pode pesquisar sem sair de casa e o resultado com os preços dos produtos procurados são filtrados em tempo real”, explica o coordenador do NFG, Fernando Rodrigues dos Santos.

Como usar?

1. Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF.

2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

4. Encontre os menores preços mais próximos. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e o horário em que a nota foi processada.

5. Clicando no resultado da busca, o usuário ainda encontra o endereço e o contato telefônico da loja, que pode servir para confirmação do preço do produto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas