GOLDEN LENS

Conheça o fotógrafo da região considerado o melhor do Brasil em fotografar casamentos

Nei Bernardes foi reconhecido internacionalmente na categoria

Publicado em: 30/11/2023 12:56
Última atualização: 30/11/2023 12:58

Nove anos após receber o primeiro título internacional, o fotógrafo Nei Bernardes, 55 anos, conquistou em 2023 aquele que pode ser considerado o ponto alto da sua carreira até agora. O artista natural de Picada Café, que há 30 anos tem seu estúdio sediado em Rolante, foi eleito o Fotógrafo do Ano Brasil na categoria Casamento no prêmio Golden Lens.


Trabalhos em festas de casamento são o grande destaque na carreira de Nei Bernardes Foto: Nei Bernardes

O prêmio é concedido pela Inspiration Photographers, associação internacional voltada para fotógrafos e cineastas que dedicam seus trabalhos para eventos como casamentos e fotos de família.

A primeira vez que Bernardes teve seu trabalho reconhecido pela associação foi em 2014, quando ficou em segundo lugar na categoria Fotógrafo. Depois disso outras premiações se sucederam, até 2020, quando foi considerado o Fotógrafo do Ano Brasil 2020 de Família.

“Receber a premiação em 2023 foi tão marcante quanto o primeiro prêmio que ganhei lá em 2014, por esta ser uma edição histórica, 10 anos de Golden Lens. É extremamente gratificante ter o trabalho reconhecido a nível de Brasil e mundo”, comemora Bernardes.

Neste ano, a Inspiration Photographers considerou Bernardes como o Fotógrafo do ano Brasil 2023. O prêmio veio na categoria Casamento, e é considerado por ele como o mais difícil da carreira.

Mesmo com premiações não sendo necessariamente uma novidade na vida de Bernardes, ele garante que o Golden Lens tem um sabor especial. “Participo dos concursos fotográficos desde 2012, e tenho ganhado muitos prêmios na minha carreira, mas a Golden Lens é uma premiação especial, é a mais importante do Brasil e do mundo para fotógrafos sociais.”

Disputa acirrada

Embora realize os mais diversos tipos de fotos, é nos casamentos que o trabalho de Barbosa vem se destacando. Ele diz não se considerar profissional de apenas uma área, e garante buscar versatilidade no que considera ser seu tema central. “Me considero um fotógrafo de pessoas, então fotografo de tudo, casamentos, debutantes, formaturas, ensaios, parto.”

Na avaliação de Bernardes, é a forte concorrência que acaba por destacar mais os trabalhos em casamentos. Mesmo assim, ele não nega que quando clica um casamento, vai carregado de expectativas. “Quero sempre provocar a audiência, provocar o espectador. Eu quero que olhe para minha fotografia e não fique indiferente, quero que ele sinta algo”, resume.

Em Rolante, cidade onde tem seu estúdio, Bernardes já recebeu mais de mil alunos para workshops de fotografia e também ensinou o ofício em outras cidades Brasil afora. Formado em Ciências Contábeis pela Faccat, Bernardes tem na fotografia a grande paixão e realização profissional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas