OBRAS

Construção de nova ponte sobre o Rio Caí na cidade de Feliz é autorizada

Previsão é de conclusão em 12 meses após a assinatura da ordem de início

Publicado em: 06/03/2024 07:00
Última atualização: 06/03/2024 09:53

A prefeitura de Feliz já oficializou a construção da nova ponte sobre o Rio Caí, ao lado da centenária Ponte de Ferro. A assinatura da ordem de início das obras ocorreu na segunda-feira (4), em evento aberto para a comunidade e que ocorreu nas imediações do local onde será erguida a nova estrutura.


Freiberger (centro) assinou documento que autoriza início das obras durante solenidade oficial Foto: Divulgação/Prefeitura de Feliz

A nova travessia será importante para melhorar o fluxo de veículos para quem transita no município, facilitar o transporte de cargas, oferecer mais segurança aos usuários e benefícios econômicos. O seu uso garantirá ainda a preservação da histórica Ponte de Ferro, declarada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

A construção da nova ponte rodoviária ligando o Centro de Feliz aos bairros Matiel, Escadinhas, Vale do Lobo e Roncador é uma obra que beneficia felizenses, mas também habitantes de outras cidades da região que utilizam esta rota.

A construção está sendo possível também em virtude da generosidade dos proprietários das áreas de terras das duas margens, que fizeram a doação destes espaços para a prefeitura.

Após sua conclusão, ela receberá o nome de Ponte Karla Diesel Freiberger, uma homenagem à antiga proprietária da estação rodoviária de Feliz, que ficava no local onde está sendo erguida a nova estrutura.

Para o prefeito Junior Freiberger, o início das obras trata-se de um momento histórico. "Esta ponte não é apenas um projeto de engenharia, mas uma conexão que vai unir comunidades, impulsionar o desenvolvimento econômico e facilitar a vida de todos os que dependem diariamente desta via de acesso em nossa cidade. Estamos dando um passo significativo rumo a um novo capítulo na história de Feliz", comemora.

"Asseguramos que este projeto atendesse não apenas as demandas do presente, mas também fosse capaz de sustentar o crescimento futuro de nossa cidade", completa.

Estrutura e preservação

A estrutura da nova ponte terá aproximadamente 92 metros de extensão, com dois pilares de cerca de 50 metros cada. Além das duas pistas, a ponte contará com ciclovia e área de circulação para pedestres, mostrando um compromisso com a mobilidade urbana sustentável.

O projeto está orçado em cerca de R$ 15 milhões e a previsão é que a obra tenha duração de 12 meses. O financiamento será realizado por meio de uma operação de crédito bancário com um plano de pagamento em até 10 anos.

Haverá cuidado com a preservação da Ponte de Ferro, que é um patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Está prevista a sua revitalização para valorizar o seu potencial turístico.
Diariamente transitam pela ponte inaugurada em 1900 em média 7.720 veículos, sendo sete deles ultra pesados, o que prejudica a estrutura e pode danificá-la. Neste sentido, semanalmente são cerca de 54 mil veículos que utilizam a Ponte de Ferro.

Essa constatação parte do estudo realizado para analisar as condições atuais da estrutura, a qual anualmente recebe manutenção com o objetivo de preservar e evitar danos maiores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas