CATEGORIAS DE BASE

Copa Pequeno Gigante vai movimentar os campos e o comércio de Campo Bom

Competição já teve participações de atletas que estão despontando no futebol, como Endrick, do Palmeiras e da seleção brasileira

Publicado em: 26/01/2024 07:00
Última atualização: 26/01/2024 14:50

A partir desta sexta-feira (26), e até a próxima quarta (31), Campo Bom receberá mais de 1,5 mil atletas para a 5ª Copa Pequeno Gigante. Somados às comissões técnicas e familiares que acompanham os jogadores, o município terá um acréscimo estimado em mais de 2 mil pessoas. Assim, não serão só os campos de futebol que estarão movimentados quando a bola começar a rolar, mas sim diversos ramos da economia, principalmente os gastronômicos.


Diego da Silva acredita em mais vendas durante a Copa Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Ao todo, serão 92 equipes, entre regionais, estaduais e nacionais. Os atletas ficarão alojados, principalmente, em escolas do município, sendo a maior delas dentro do Centro de Educação Integrada - CEI. E é junto ao CEI que o comerciante Diego da Silva, que vende pipocas, águas, refrigerantes e chocolates ao lado do cinema. “Um evento como este gera muita expectativa, pois resulta numa movimentação financeira boa. Certamente iremos vender muita água, pipoca, durante estes dias”, comenta.

Quem também espera aproveitar o momento é Tiago da Silva Costa, proprietário de um estabelecimento especializado em sorvetes e milk-shakes. “Nós estamos em alta temporada, verão, então estou bem preparado para todo o movimento que pode surgir. Já vimos isso em outras oportunidades e eventos em que vêm pessoas até mesmo de outros países”, destaca.

Campo do UniãoDário Gonçalves/GES-Especial
Clubes aproveitam para buscar patrocinadoresDário Gonçalves/GES-Especial
Bola vai rolar em Campo BomDário Gonçalves/GES-Especial
Bola vai rolar em Campo BomDário Gonçalves/GES-Especial

A organização da Copa Pequeno Gigante fornecerá aos atletas café da manhã, almoço e janta. Ainda assim, o ramo de alimentação também deve ganhar. “Já temos experiência de outros anos com a Copa. No ano passado, todas as tardes familiares dos atletas que estão hospedados vinham para cá e passavam as tardes, comiam lanches. Os próprios jogadores saem cansados dos jogos e vêm para cá se alimentarem, matarem a sede e reporem as energias”, afirma Rodrigo Joriz, responsável por uma tradicional lanchonete no Centro de Campo Bom.

Rodrigo Joriz já tem a experiência das vendas em outros anos durante a CopaDário Gonçalves/GES-Especial
Tiago Costa diz estar preparado para receber o públicoDário Gonçalves/GES-Especial

Clubes também se preparam

Tanto a abertura, quanto a final da competição irão ocorrer no Estádio Sady Achmidt, do 15 de Novembro. E por conta da visibilidade, o clube fechou novos patrocínios, que já estampam as telas de proteção ao redor do campo. Além disso, pela primeira vez, todo o dinheiro da copa do estádio será para o futebol do clube. “É uma renda extra que a gente vai receber e poder investir no campo e no nosso futebol. Serão seis jogos por dia, então a movimentação deve ser grande”, afirma o treinador e coordenador da categoria sub-13, Roger Lamb.

Da mesma forma, está se preparando o presidente da Associação Esportiva União, Pacífico Trentin. Como o local será uma das sedes da Copa, o acréscimo de refrigerantes e água já chegou na tarde desta quinta-feira (25). “Agora também estamos vendo as questões dos lanches. A ideia é comprar pastéis prontos e fritar na hora aqui”, detalha o presidente.

Dois campos ao lado, fica o Greminho, que também sediará os jogos. E os últimos cuidados, como o corte de grama, estava sendo feito pelo presidente José Lauro da Rocha. “Tem que estar tudo pronto, pois é uma competição muito importante, onde podem surgir bons jogadores”, conta.

Presidente do Greminho fazendo os últimos ajustes no campoDário Gonçalves/GES-Especial
Presidente do União, Pacífico TrentinDário Gonçalves/GES-Especial
Clubes aumentam os estoques para vender durante os jogosDário Gonçalves/GES-Especial
Treinador e coordenador da categoria Sub-13 do XV de Novembro, Roger LambDário Gonçalves/GES-Especial

Expectativas

Quando a bola rolar, um dos jogadores que irá em busca do título é Leonardo Affonso Reichert, de 14 anos, volante e capitão da equipe sub-14 do 15 de Novembro. Esta será sua quarta participação na Copa. “Eu tô muito bem preparado, tanto fisicamente quanto tecnicamente, treinei nas férias. É uma competição muito importante, com bastante visibilidade e com times muito bons. Vou poder desfrutar disso tudo, que é o que eu gosto de fazer”, afirma.

Também em busca deste sonho, está Swen Ramon Engeler, de 15 anos, atacante do Santa Cruz, do Rio de Janeiro. “Já participei da competição, mas com outra equipe. Tenho fé de que tudo dará certo para nossa equipe”. O garoto chega a Campo Bom somente nesta sexta-feira (26), mas sua mãe, Gabriela Engeler, já está na cidade para torcer pelo filho. “Vim junto porque sempre estou torcendo por ele. Ele se dedica desde os 7 anos, treina sem parar e vejo a vontade e a força que ele tem. Espero que um olheiro veja ele e que ele conquiste seu sonho”, explica a mãe.


Swen Ramon Engeler, de 15 anos, atacante do Santa Cruz Foto: Divulgação

Sobre a Copa

A 5ª Copa Pequeno Gigante começa nesta sexta-feira (26), com a partida entre 15 de Novembro e MZ Futebol, de São José/SC, no Estádio Sady Schmidt, às 21h30. Antes disso, a partir das 19h30, tem início a concentração das equipes no Largo Irmãos Vetter. Em seguida, as delegações desfilam pelas ruas até o estádio, onde ocorre a solenidade de abertura às 20h30.

A competição organizada pela Sulicampe, presidida por Orneide Tondin, com realização da prefeitura de Campo Bom, ocorrerá de 26 a 31 de janeiro, em diversos campos da cidade. Serão 92 equipes de 40 clubes, reunindo atletas com idades entre 10 e 19 anos, divididos em oito categorias (sub-10 a sub-19).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas