BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #110: Como uma ideia impulsionou uma importante indústria têxtil

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Publicado em: 26/04/2024 06:40
Última atualização: 26/04/2024 07:55

No 110º episódio da série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã", o editor Moacir Fritzen recorda como o empreendedor Antônio Jacob Renner conseguiu impulsionar os negócios após criar uma peça de vestuário que resolvia um problema para muitas pessoas no Rio Grande do Sul.


Anúncio publicitário sobre as Capas Renner Foto: Divulgação/Museu da Vitória Nero Moura

Descendente de imigrantes alemães, A. J. Renner, como ficou conhecido, exerceu a atividade de Musterreiter (caixeiro viajante) por algum tempo. Durante as suas andanças, notou que os ponchos (peças de vestuário) ficavam frequentemente molhados. Isso poderia até prejudicar a saúde das pessoas que usavam essas vestimentas.

Mais tarde, ele foi o fundador de uma tecelagem junto com outros sócios e os negócios não deram certo no início. O empreendedor então focou em pesquisar um material que fosse impermeável e, assim, surgiram as Capas Renner. O produto impulsionou os negócios e Renner construiu uma importante indústria têxtil no Rio Grande do Sul.

Conheça mais sobre essa história de empreendedorismo ao assistir o vídeo.

O especial "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas