Mais cinco mortes por dengue foram registradas no Rio Grande do Sul. A confirmação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Ao todo, o Estado contabiliza 34 óbitos pela doença neste ano.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Duas vítimas eram moradoras de Novo Hamburgo. Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, elas seriam um homem de 83 anos, que faleceu no dia 15 de março, e um de 34, que morreu no dia último dia 18.
Residente de Gravataí, um homem de 59 anos morreu no dia 19 de março em João Pessoa, no estado da Paraíba. As outras vítimas foram uma mulher de 77 anos, moradora de Carazinho, falecida no dia 15 de março, e um homem de 58 anos, de Capão da Canoa, que morreu no dia 13 de março. Este último, contudo, a pasta destaca que não se trata de um caso autóctone, pois a infecção ocorreu na Paraíba.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Os cinco possuíam comorbidades.
Conforme a SES, Novo Hamburgo apresenta 1.768 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes.
“Reforçamos a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito”, destaca a Secretaria de Saúde.
Ainda, a pasta reforça que medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.
Principais sintomas
– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
– dor retro-orbital (atrás dos olhos);
– dor de cabeça;
– dor no corpo;
– dor nas articulações;
– mal-estar geral;
– náusea;
– vômito;
– diarreia;
– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
LEIA TAMBÉM