abc+

SAÚDE

Distribuição de 480 mil doses de vacinas contra a gripe aos municípios inicia nesta semana

Lote chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda e coordenadorias regionais devem começar distribuição para campanha que começa nos próximos dias

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 18/03/2024 às 17h:26 Última atualização: 18/03/2024 às 17h:28
Publicidade

A partir desta terça-feira (19), as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) receberão parte do lote de 480 mil vacinas contra o vírus influenza, causador da gripe, que chegou nesta segunda-feira (18) ao Rio Grande do Sul. 

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio de 2024 | abc+



Campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio de 2024

Foto: Marcelo Bernardes/ACS/SES

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), são as regionais que se encarregam de encaminhar para os municípios, em quantidade proporcional à estimativa de população prevista para a campanha em cada uma das cidades da sua área de abrangência.

Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, que farão a aplicação nos grupos prioritários.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em 2024 já foram registrados quatromortesnoEstado em decorrência da gripe influenza. No mesmo período em 2023, foi registrado apenas um óbito.

Devido a este aumento do número de casos e de óbitos registrados no Estado, a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada. Neste ano, a campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção.

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Grupos prioritários e campanha

Quantas pessoas fazem parte do grupo prioritário?

A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes.

Quais são os grupos prioritários para vacinação contra a influenza?

Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade); Trabalhadores de saúde; Gestantes e puérperas; Professores de todos os níveis; Povos indígenas; Idosos; Pessoas em situação de rua; Profissionais de segurança, salvamento e forças armadas; Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores portuários

Qual a meta de vacinação contra gripe?

A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos.

Quando ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe?

O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação

Cuidados também com Covid-19

Como a influenza e a Covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19.

A SES recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade