PREOCUPANTE

Dois bairros concentram 67% dos casos de dengue em São Leopoldo

Até o dia 2 de maço, cidade contabilizava 728 casos confirmados da doença

Publicado em: 07/03/2024 07:04
Última atualização: 07/03/2024 07:07

O bairro Vicentina continua com o maior número de casos de dengue em São Leopoldo: são 344 confirmados até o dia 2 de março - quando a cidade contabilizava 728 casos, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, divulgado ontem. Em levantamento anterior - há duas semanas -, o bairro também apresentava o maior número de contaminações, metade do total de confirmações do Município que ontem, segundo o painel de dengue do Estado, contava com 758 casos da doença.

. Foto: Reprodução

O bairro São Miguel tem 149 casos; Santos Dumond, 70 confirmados; Feitoria, 41; e o bairro Scharlau 20 casos confirmados de dengue.

Até esta quarta-feira (6), a Vigilância Epidemiológica notificou 1.331 casos prováveis, sendo 758 casos confirmados, 472 em investigação, 101 descartados. 649 casos são autóctones (a infecção ocorreu dentro do Município). Segundo a Prefeitura, na 8º semana, de 18 a 24 de fevereiro, se deu o pico nos casos de dengue registrados em São Leopoldo: 211 pacientes contraíram a doença.

Pedido

O prefeito Ary Vanazzi e a secretária Andréia Nunes voltaram a pedir a colaboração da população durante transmissão ao vivo pela Rádio Prefeitura na tarde desta quarta-feira (6).

"A cidade tem tido um volume muito grande de pacientes, estamos há cerca de 8 ou 9 dias atendendo cerca de 450 pessoas por dia em média, quando a média é cerca de 180 pacientes. Mesmo abrindo as unidades em horário estendidos", informa o prefeito.

"Estamos aqui hoje para reforçar que a comunidade faça seu dever de casa, pois não há poder público que dê conta dessa 'crise' se não houver participação ativa da população." Vanazzi informou que 78% das pessoas que têm dengue foram picadas pelo mosquito dentro do pátio de sua residência.

Unidades com atendimento novamente no sábado

Segundo o prefeito, a Prefeitura de São Leopoldo está comprando mais 10 mil novos testes de coleta de sangue (hemograma) e de Covid, para que na hora do atendimento o paciente faça o teste e em duas ou três horas possa ter o resultado. A secretária Andréia Nunes disse que o horário de atendimento nas UBSs foi ampliado e que a comunidade pode buscar àquelas de referência.

“Vamos fazer um mês que estamos abrindo nossas unidades de saúde também nos sábados, os números de atendimento têm aumentado. Nesse sábado novamente teremos das 8 às 16 horas a unidade da Vicentina, com a Farmácia Móvel que fizemos 170 atendimentos nesse último sábado, também temos aberto a Paim, a Scharlau e a da Brás. Busquem nossas unidades, todas elas abertas até as 17 horas, porém até às 20 horas estamos com a Brás, com a Cohab Feitoria, Paim, Vicentina e Padre Orestes. A UBS da Scharlau, próximo a UPA, está aberta até as 22 horas.”

“Sintomas que apontam para o vírus da dengue: febre, falta de apetite, cansaço, dor quando movimenta os olhos, manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dor muscular, são muito parecidos com as da Covid, por isso a importância de procurar os postos de atendimento quando sentir esses sintomas.”

Encontro no dia 20

Uma equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CRVS) e da Atenção Primária da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) esteve na manhã desta quarta-feira (6) em busca de orientações e troca de informações sobre as medidas adotadas pelo Município no combate ao Aedes aegypti e na seguridade do atendimento aos pacientes que procuram à rede municipal de saúde.

No dia 20 de março, no Centro Administrativo do governo do Estado em Porto Alegre, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo realizará um treinamento para médicos e enfermeiros dos municípios que compõe a 1ª CRS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas