PÁSCOA

Domingo de Ramos abre a Semana Santa com missa e procissão

Na manhã deste domingo, bispo Dom João Francisco Salm falou com os fiéis na Catedral São Luiz, em Novo Hamburgo

Publicado em: 02/04/2023 14:49
Última atualização: 01/03/2024 10:11

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para a Igreja Católica. Com missa e procissão, a data traz a lembrança de quando Jesus entrou oficialmente em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo como rei dos Judeus e com pessoas carregando ramos verdes, que representam sinal da esperança. "Terminamos o tempo da quaresma e nos preparamos para a Páscoa. Preparamos os nosso corações pela oração, penitência e caridade", declarou o bispo Dom João Francisco Salm na mensagem transmitida antes da procissão, seguida de missa, na Catedral São Luiz, em Novo Hamburgo na manhã de domingo (2).

Fiéis acompanham procissão e missa no Domingo de Ramos na Catedral São Luiz Foto: Susi Mello/GES-Especial

 Centenas de fiéis relembraram esse momento, marcado por orações, cânticos e agradecimentos por bênçãos recebidas, além de lembrarem do real significado da Páscoa. Antes da missa, houve uma procissão com saída do ginásio, onde o bispo Dom João Francisco Salm abençoou os ramos com água benta.

Famílias participaram desse momento. Gael Schardong Kunst, 1 ano, no colo da tia Djulia Kunst, 17, estudante, chamou atenção do bispo. Ao se aproximar dos dois e da outra tia da criança, a técnica química Daisy Kunst, 30, também abençoou o raminho verde que Gael carregava. "Eu sou muito devota, venho todos domingos na missa e como é Semana Santa tenho muito a ensinar para ele", declarou Daisy.

A professora Eliane Souza Domingues, 40, e os filhos João e Morgana Domingues, de 7 e 3 anos, respectivamente, também participaram da procissão e missa. "Quero agradecer a Deus por tudo. É um momento especial a Semana Santa e sempre digo que, independente de qualquer crença ou religião, o importante é Deus e ter o coração ligado ao céu", sublinha.

Bispo falou sobre amor de Jesus

O bispo Dom João Francisco Salm lembrou que é necessário vivenciar o que aconteceu há mais de 2 mil anos, como se fosse hoje, "como se estivéssemos lá na entrada de Jerusalém, com aquelas crianças e pobres, aclamando Jesus".

Ao relembrar que Jesus entrou montado sobre um jumento, aclamado como um rei, porém pobre, simples e humilde, o bispo salienta que isso significa que "cremos em Jesus, em um Deus que se fez homem e dá esse testemunho, de ser povo, ser simples, de ser como nós, de ser despojado, de ser sem poder, mas pregando em amor. O amor dele é sem medidas", frisou, recomendando que todos possam pensar no que Jesus fez. 

Semana Santa

Quinta-feira (6)
Missa do Crisma, com bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e a renovação das promessas sacerdotais.
9h30: Catedral São Luiz Gonzaga

Missa da instituição do sacerdócio da eucaristia e lava pés
19 horas: Capela São Miguel do bairro Ideal
20 horas: Catedral São Luiz Gonzaga

Sexta-feira (7)
Via Sacra
15 horas: Celebração da Paixão e morte na Catedral São Luiz Gonzaga
19 horas: Saída da procissão da Capela São Miguel até a Catedral São Luiz Gonzaga

Sábado (8)
Vigília Pascal
19 horas: Capela São Miguel do bairro Ideal
20 horas: Catedral São Luiz Gonzaga

Domingo (9)
Páscoa de Nosso Senhor
8h30: Capela São Miguel do bairro Ideal
8, 10 e 19 horas: Catedral São Luiz Gonzaga

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas