Educação

Escola do Sesi deve receber novos estudantes em 2025

Obras iniciaram em agosto e devem ser concluídas em julho de 2024

Publicado em: 29/11/2023 09:03
Última atualização: 29/11/2023 09:04

A construção da primeira escola do Sesi de Canoas está em ritmo intenso. Quem passa pela Rua Aurora, no bairro Marechal Rondon, consegue perceber a movimentação das máquinas e operários e, principalmente, a mudança na paisagem.

Escola Sesi Canoas está com 18% da obra erguida Foto: Divulgação Sesi RS

As obras iniciaram em agosto deste ano e, até o momento, 18,78% da construção foi erguida. A previsão de conclusão é julho de 2024, com possibilidade de início das primeiras turmas em 2025.
Ao todo são 32 milhões de reais investidos, entre projetos, obras, equipamentos e mobiliários. Atualmente a obra está na etapa de montagem da mesoestrutura em pré-moldado, informa o Sesi.

A estrutura metálica já está no canteiro de trabalho, aguardando liberação para montagem. Foram concluídos os blocos de fundação do ginásio e estão em execução os blocos de fundação do prédio que abrigará o contraturno escolar.

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, explica que a previsão é de que até 2027 a escola esteja funcionando com sua capacidade total.

A escola de ensino médio de tempo integral terá capacidade para mil alunos, incluindo ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e turmas de contraturno com atividades tecnológicas. Além de salas de aula, a infraestrutura inclui ginásio de esportes e espaço para as atividades de turno inverso, no qual serão atendidas crianças e jovens com idades entre 6 e 15 anos.

Colombo destaca que a escola de Canoas vai expandir a atuação do Sesi-RS na região metropolitana, unindo-se às escolas de São Leopoldo e Sapucaia do Sul.


Foco na formação profissional das futuras gerações

O projeto de ensino visa também a formação profissional das gerações futuras. Prevê, a partir do segundo ano, uma parceria com o Senai-RS, que disponibiliza cursos de qualificação profissional.

A organização ocorre em turno estendido, possibilitando que os estudantes desenvolvam projetos relacionados a temas da atualidade, tecnologia, ciência, arte, inspirando os jovens a serem protagonistas do seu futuro.

O ingresso nas Escolas Sesi acontece mediante processo seletivo e, atualmente, é composto por quatro fases. A primeira é a avaliação socioemocional, a segunda avaliação de matemática, língua portuguesa e produção textual, a terceira é uma entrevista com o candidato e a última, uma entrevista com a família.

O Sesi disponibiliza bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. A escola também é aberta para demais pessoas da comunidade, porém, nestes casos, sem o benefício da bolsa estudantil.

 

Pesquisa para aprender

A nova escola seguirá a proposta pedagógica na qual o aprendizado se dá por meio de pesquisa. Nela, as tecnologias são utilizadas para estimular a criatividade em busca da solução de problemas.
"A Escola Sesi traz uma proposta inovadora, inspirada nas melhores práticas nacionais e internacionais de educação, que busca formar cidadãos participantes, capazes de qualificar relações pessoais, sociais e ambientais.

Os alunos valorizam o conhecimento com foco na criatividade e na autonomia", destaca Colombo.
Explica, ainda, que os espaços e os tempos das Escolas Sesi respeitam as culturas juvenis. "Sendo assim, o conhecimento é construído de forma colaborativa, e não apenas transmitido", completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas