AEDES AEGYPTI

Estância Velha e Gramado fazem ações de combate ao mosquito da dengue

Mutirão ocorre na manhã de sexta-feira (6), no Cemitério Municipal de Estância Velha; bairro Sol Nascente também receberá intervenção

Publicado em: 04/01/2023 05:00
Última atualização: 11/01/2024 12:47

Cidades da região aproveitam o verão para reforçar o combate à proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. As medidas são variadas, mas o inimigo é em comum: o Aedes aegypti. Entre os municípios com atividades intensificadas estão Estância Velha e Gramado. A recomendação de evitar deixar o ambiente propício para a reprodução dos insetos também vale para a população de todas as cidades.

Mutirão de limpeza será realizado sexta-feira no Cemitério Municipal de Estância Velha Foto: Wesley Wierganowiez/PMEV

Com vários focos encontrados em Estância Velha do mosquito Aedes aegypti, estão programados dois mutirões de limpeza na cidade. O primeiro ocorrerá nesta sexta-feira (6), no Cemitério Municipal, às 10 horas. Na ocasião, os profissionais irão realizar o recolhimento de todo o lixo e fazer uma varredura em possíveis locais onde a água possa ficar parada.

O segundo mutirão será no dia 16, quando os agentes de endemias irão passar por algumas ruas do bairro Sol Nascente para um combate aos focos do mosquito. O bairro foi escolhido porque no mês de dezembro foram encontrados muitos focos do Aedes aegypti nas armadilhas instaladas.

Em caso de chuva, os mutirões serão remarcados para outra data. É extremamente necessário que a população redobre os cuidados nas residências a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito. Denúncias podem ser feitas pela comunidade estanciense pelo telefone (51) 3551-1417.

A Vigilância Ambiental de Gramado também fez ações importantes na última semana, como a continuação da aplicação de inseticida residual em cemitérios, dessa vez nos bairros Planalto e Floresta. No último dia 27 de dezembro, a equipe se reuniu com o diretor da Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, Rogério Poletto, para buscar informações sobre uma lei que vigora no município vizinho e que multa moradores cujas residências possuem focos do mosquito da dengue. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, "essa é uma alternativa que pode vir a ser adotada em Gramado".

Vigilância Ambiental de Gramado aplicou inseticida nos cemitérios Foto: Ascom/PMG

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas