A Prefeitura de Estância Velha foi uma das 10 vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, um reconhecimento Estadual e Nacional dos melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas. A premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (27), no Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Nesta edição, foram inscritos 107 projetos e 41 municípios chegaram à final após passarem por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e instituições de pesquisa. O prêmio é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais.
“Temos o propósito de reconhecer boas práticas de gestão municipal para que possam ser divulgadas para inspirar outros líderes públicos, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios”, comenta o diretor técnico e superintendente interino do Sebrae RS, Ariel Berti.
Os vencedores das dez categorias vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional que acontece em junho, em Brasília.
Programa DesenvolEV
Estância Velha ganhou a categoria Sala do Empreendedor, considerada uma das mais concorridas da premiação. “Seja qual for o resultado, já nos sentimos honrados em estar entre os finalistas, comprovando o sucesso das ações da Administração em benefício das nossas empresas”, comentou o prefeito Diego Francisco ainda antes da premiação.
Dentro da iniciativa do Cidade Empreendedora do Sebrae, Estância Velha criou o programa DesenvolvEV para estimular o desenvolvimento econômico, facilitando para as pequenas e micro empresas o acesso à informação, desburocratizando processos nas atividades, criando legislações de liberdade econômica e de fomento com incentivos, capacitações, e maior acesso às compras públicas, além da redução do tempo para abertura de novas empresas.
Uma das principais ações é o Programa de Microcrédito criado pela Secretaria de Turismo para estimular o empreendedorismo local através da liberação de crédito. A ação ocorre através da parceria entre Prefeitura, Sebrae, RS Garanti e Sicredi. O Programa já liberou mais de R$ 2,3 milhões beneficiando 59 empresas Estancienses (15 Empresas de Pequeno Porte, 25 Microempresas e 19 Microempreendedores Individuais).
O gerente regional do Sebrae RS na região dos Vales Caí, Sinos e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, parabenizou Estância Velha e disse que é muito importante estimular as prefeituras a participam desse programa. “Temos várias prefeituras no Vale dos Sinos que foram premiadas por conta dessas estratégias, desses projetos, principalmente o programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que oportunizaram a eles uma grande transformação na melhoria da gestão pública e na eficiência e na transformação dos processos que levam ao fomento, ao empreendedorismo local”, disse.
Os demais municípios premiados foram: Caixas do Sul, Condor, Encantado, Frederico Westphalen, Marau, Porto Alegre, Santiago, São José do Norte e Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM