AJUDA A MORADORES

Esteio desativa o primeiro abrigo, mas ainda mais de 2 mil pessoas fora de casa

Cinquenta e quatro pessoas do bairro Três Marias já conseguiram retornar para casa, mas o número de pessoas está em abrigos passa de 2 mil

Publicado em: 05/05/2024 15:45
Última atualização: 05/05/2024 15:47

A mobilização em Esteio, para socorrer a população atingida pela cheia, foi crescendo conforme a demanda desde a madrugada de segunda-feira da semana passada. A cidade chegou a montar oito abrigos, mas, embora tenha desativado o primeiro deles, o número de pessoas fora de casa é imensurável. No bairro Três Marias, um dos mais atingidos pela cheia, já teve moradores retornando para casa. Segundo informações da prefeitura, 54 pessoas puderam retornar.

A quantidade de pessoas fora de casa aumentou significativamente depois que o bairro Novo Esteio foi atingido. “Até a manhã de domingo havia 741 pessoas desabrigadas, acolhidas nos abrigos. O número de pessoas fora de casa, desalojadas, antes do Novo Esteio ser tomado pela água, era em torno de 2 mil pessoas, mas agora não tem como mensurar. A gente acredita que esse número mais que dobrou, por conta do estado que ficou o bairro”, relata a secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Cristiane Franco.

Resgate de pessoas no bairro Novo Esteio

Outra concentração grande foi na entrada do bairro Novo Esteio. Pessoas de barcos a motor e remo, botes e jet-skis trabalhavam no resgate das pessoas que tiveram as casas atingidas pelas águas e que não tinham conseguido deixar o local. Enquanto os barqueiros iam e vinham com pessoas resgatadas, voluntários serviam lanches e água para as pessoas que estavam ajudando no local.

Dinâmica do atendimento em Esteio

Na manhã deste domingo (5), dezenas de voluntários trabalhavam ao lado dos servidores da prefeitura no recebimento de donativos no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079) ponto centralizado de doações.

Voluntários trabalham ao lado dos servidores da prefeitura de Esteio para atender os desabrigados pela enchente Foto: Prefeitura de Esteio/Reprodução

Enquanto uns recebiam alimentos, roupas e produtos de limpeza na porta principal, outras equipes faziam a triagem e organização do que foi recebido e um outro grupo atuava na expedição dos produtos para os abrigos, para os centros de referência em Assistência Social (Cras) e para a Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva, que foi convertida em uma espécie de Cras descentralizado, pontos de entrega dos produtos para a população.

“É muito importante ressaltar a validade do trabalho dos servidores e dos voluntários, que se juntaram nesta corrente de solidariedade que está sendo realizada em toda a cidade. Não fossem eles, seria impossível mitigar o sofrimento que as enchentes estão causando”, afirma Cristiane Franco.


Atendimento nos abrigos

Além do ginásio do bairro Olímpica, a movimentação foi grande nos sete abrigos da cidade, abertos nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Dulce Moraes, Tomé de Souza, Edwiges Fogaça, Vitorina Fabre, Eva Karnal, Oswaldo Aranha e Ezequiel Nunes Filho.

Pela manhã, 271 famílias (741 pessoas) estavam abrigadas nos locais. Um dos trabalhos mais importantes do dia foi a preparação dos alimentos para serem servidos aos abrigados. “Só aqui na escola a gente tem umas 30 pessoas, entre servidores e voluntários, trabalhando hoje”, destacou a diretora da Emeb Oswaldo Aranha,

Entrega de produtos

Outros pontos muito movimentados foram os Cras Centro, Luiza Peres (bairro Olímpica) e Território de Paz (bairro Parque Primavera) e o Cras descentralizado na Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva (bairro São Sebastião), locais onde as pessoas atingidas e que não foram para os abrigos podem retirar doação de roupas, alimentos, cobertas e kits de limpeza, entre outros produtos. O atendimento é das 8h às 17h. Para receber os donativos é necessário comprovar que se reside em área afetada pela enchente.


Distribuição de água

A Corsan anunciou cinco locais de distribuição de água, serviço que foi interrompido em razão da estação de tratamento ser atingida pelas chuvas. Reservatórios de água potável foram colocados no local e podem ser acessados pela população.

CATÁSTROFE NO RS: "Tá na hora do Brasil ajudar o Rio Grande do Sul", diz Lula em Porto Alegre

  • Espaço Oliveira Silveira (Rua Garibaldi/Rua Coberta)
  • Próximo à Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva, na Rua Pelotas (São Sebastião)
  • Espaço Rei Pelé - Av. Governador Ernesto Dornelles (Santo Inácio)
  • Em frente ao Centro de Convivência Território de Paz, na Rua Orestes Pianta, 210 (Parque Primavera)
  • Em frente ao Trianon Esporte Clube, na Av. Luiz Pasteur, 8.195 (Três Marias)

Saúde

Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está percorrendo os abrigos e fazendo consultas com as pessoas abrigadas que necessitam de atendimento médico ou que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, que são providenciados aos pacientes. A SMS também está vacinando os abrigados com a vacina contra a gripe.

Aulas suspensas

As aulas nas escolas da rede municipal de Educação seguem suspensas por prazo indeterminado, assim como nas escolas da rede estadual.


Atividades adiadas

Os Jogos Estudantis de Esteio (Jedes) e a Copa dos Campeões de Futsal, que ocorreriam no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, e a Feira do Livro, que seria no Espaço de Eventos Rei Pelé, foram adiadas. Novas datas serão definidas posteriormente para os eventos.

Quase 400 milímetros de chuva

Do final da tarde do dia 29 até as 14h deste domingo (5), Esteio registrou 387mm de chuvas. O valor supera a média história para todo o mês de abril.
Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Esteio atendem, de forma ininterrupta, às ocorrências. Os moradores podem pedir ajuda pelos telefones 153 e (51) 98600-8355.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas