FRIO NA BARRIGA

Feliz entrará no mapa do turismo de aventura com tirolesa de 2,5 quilômetros de extensão

Com obras em andamento, empreendimento deve entrar em operação até outubro deste ano

Publicado em: 11/02/2023 10:00
Última atualização: 19/04/2024 10:50

Feliz entrará no mapa do turismo de aventura do Rio Grande do Sul e pretende também alcançar turistas de outras regiões do Brasil. A cidade almeja construir uma tirolesa de porte semelhante às maiores do mundo. O projeto teve as obras iniciadas em janeiro e deve entrar em operação entre setembro e outubro deste ano.

O empreendimento chamado de Happy Valen inicia o trajeto no Welt Platz, no Morro das Batatas, até chegar ao Parque Municipal de Feliz, uma distância de 2,5 mil metros.O projeto foi idealizado por Henrique Petry Rauber e conta com grupo de investidores e apoio da Sicredi Pioneira e da prefeitura, que cedeu a área para a construção da estrutura.

Obras da tirolesa da Feliz já começaram Foto: Happy Valen/Divulgação

Segundo Rauber, a primeira etapa é a topografia e a fundação, nas áreas em que serão implantadas a saída e a chegada. “A fundação terá próximo de 9 mil quilos de ferro e cerca de 150 metros cúbicos de concreto. A fundação sendo feita, vem a parte de cura do concreto e, em paralelo, as torres vão sendo construídas. A montagem durará uns três meses. Quando finalizar a montagem, vamos então realizar a operação de passagem do cabo, ela consiste na proteção de toda rede elétrica que tem entre os dois pontos, e passagem do cabo guia e depois dos quatro cabos de aço de sustentação, além do cabo de sinalização.”A etapa final conta com uma série de testes, e a partir disso, a tirolesa inicia as atividades.
E enquanto o equipamento é construído, as equipes trabalharão também para erguer uma parede de escalada de 16 metros, um rapel de 22 metros, um elevador panorâmico, além de outra tirolesa de 400 metros que chegará dentro do lago, mas terá também uma versão “seca”. Estas atrações ficam no parque.

O caminho da tirolesa


Estima-se que a velocidade média seja de 80 a 100 Km/h

A distância entre a largada, no Welt Platz, e a chegada, no Parque Municipal, será de 2.500 metros.

A extensão da tirolesa que será implantada, mais os 400 metros da tirolesa híbrida, deverão formar o maior circuito de tirolesa do mundo. Do alto do morro até a chegada, o desnível da tirolesa será de 300 metros.

Na maior parte das residências do Vale do Hermes e do Bom Fim a estrutura passará a uma altura que varia de 80 a 100 metros. No trecho final do Bom Fim, próximo da rodovia, essa altura diminui para 35 metros. A passagem pela RS-452 será a uma altura de 22 metros, diminui para 17 metros por cima do lago e aumenta para 22 metros no ponto de chegada.

A distância de 2.500 metros deverá ser percorrida a uma velocidade média de 80 a 100km/h, em um tempo estimado de 2 minutos e meio. 

Projeto trará novos negócios para a região

Segundo Rauber, o investimento total do Happy Valen, que inclui a tirolesa e outras atrações, fica na casa dos R$ 8 milhões.

Além da cedência da área, a prefeitura disponibilizou maquinário e pretende divulgar o projeto que, segundo o prefeito Junior Freiberger, vai abrir portas para novas empresas no município. “Temos dado ênfase a este projeto até porque precisamos instigar nossa população a enxergar oportunidades de negócios a partir do empreendimento. Temos contatos, por enquanto tímidos, de empresas do ramo hoteleiro”, afirma.

Como o parque municipal conta com atrações do Happy Vallen estão sendo feitas melhorias, como cercamento da rua lateral, instalação de câmeras de segurança e reforma dos banheiros.

A maior fica no deserto

A maior tirolesa do mundo está nos Emirados Árabes, a Jabal Jais Flight, que tem 2.830 mil metros e fica no deserto. Já a maior tirolesa urbana, a X-Line, fica em Dubai, com 1 km de comprimento. Quando estiver pronta, a tirolesa de Feliz será a maior do mundo em área urbana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas