abc+

VALE DO CAÍ

FREE FLOW: Cobrança nos pedágios na RS-240 e RS-122 deve começar ainda em março; saiba mais

Separ enviou para a Agergs termo de vistoria dos pedágios free flow. Conselho se reúne em 19 de março e decisão deve sair em até dez dias

Débora Ertel
Publicado em: 13/03/2024 às 15h:32 Última atualização: 13/03/2024 às 15h:55
Publicidade

A cobrança dos pedágios free flow de Capela de Santana, no quilômetro 31 da RS-240, e São Sebastião do Caí, no quilômetro 4 da RS-122, já tem data estimada para começar.

Free flow de Capela de Santana RS-240 | abc+



Free flow de Capela de Santana RS-240

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A cobrança deve começar até o dia 29 de março. A Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) enviou nesta semana para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs) termo de vistoria dos pedágios.

Este documento atesta que a concessionária instalou as estruturas suficientes para cobrar a tarifa dos usuários. Agora, o Conselho Superior da Agergs se reunirá em 19 de março para avaliar o processo e autorizar o funcionamento, o que deve ocorrer em até dez dias. Por isso, existe a possibilidade do funcionamento dos pórticos ser liberado antes de 29 de março, caso a Agergs emita a autorização em prazo menor.

Com isso, a praça de pedágio de Portão será desativada. Em São Sebastião do Caí, a tarifa terá o valor de R$ 12,30 e, em Capela de Santana, nove reais, ambas nos dois sentidos.

Os equipamentos free flow estão em testes desde janeiro. Além disso, as placas com os valores, conforme a categoria de veículos, também já foram instaladas.

Pelas regras do free flow, veículos com tag de pedágio terão o pagamento automaticamente debitado, com desconto de 5% na tarifa. Além disso, usuários frequentes poderão receber descontos progressivos, começando em 5% e podendo chegar a 20%, dependendo da frequência de passagem pelo mesmo trecho no mesmo sentido.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade