NAS TELAS

História da Dança Folclórica em Nova Petrópolis será contada em documentário

O filme, que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, será lançado durante o Festival Internacional de Folclore

Publicado em: 15/03/2024 21:55
Última atualização: 19/03/2024 18:15

O documentário "Nos Passos da Tradição" está em produção para contar a história da dança folclórica em Nova Petrópolis. Idealizado pelo jornalista Gian Wagner Baum e com incentivo da Lei Paulo Gustavo, o filme promete revelar os bastidores e trajetórias dos grupos de danças folclóricas da região.


Gravações iniciaram no início de março Foto: Gian Wagner Baum

As gravações das entrevistas com os grupos começaram no início de março. A fase de montagem do material está prevista para ocorrer entre abril e maio, com o lançamento programado para o Festival Internacional de Folclore, que acontece em julho. O filme deverá ter cerca de uma hora e meia de duração.

"O folclore é uma peça fundamental na história da cidade e este documentário pretende resgatar e registrar a história dos grupos de danças. O objetivo é valorizar ainda mais a dança folclórica e os grupos que preservam essa tradição em Nova Petrópolis", disse o jornalista.

Gravações do documentárioDivulgação
Gravações do documentárioGian Baum

Desde os anos 1970, a cidade abraçou as tradições trazidas pelos imigrantes alemães e criou o Festival Internacional de Folclore, tornando-se um celeiro para os grupos de folclore. Atualmente, nove grupos estão ativos nas diferentes localidades, participando ativamente do resgate e preservação dessas manifestações culturais. São eles: Böhmerlandtanzgruppe (Linha Imperial), Edelstein (Vila Germânia), Freundschaftkreis (Vila Olinda), GDF Internacional (Centro), Lustige Bergtal (São José do Caí), Pommertal (Linha Temerária), Schutzenhaus Tanzgruppe (Centro), Sonnenschein (Linha Brasil) e Tannenwald (Pinhal Alto).

Atuação dentro e fora do Estado

Conforme Baum, hoje existem nove grupos de danças em Nova Petrópolis, mais o grupo das Margaridas, composto por senhoras idosas, e o grupo da APAE, o Sol Nascente, totalizando 11 grupos só de danças folclóricas alemã, isso sem contar os de CTGs.

“Esses grupos ensaiam normalmente uma vez por semana, praticamente todos possuem categorias infantis e adultas. O evento máximo que tem em Nova Petrópolis é o Festival Internacional de Folclore e o Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, que são dois eventos diretamente ligados”, explica.

Além de Nova Petrópolis, a maioria também se apresenta pela região, participando de eventos, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul, ou Oktoberfests espalhadas pelo Estado. “Tem alguns que vão para a de Blumenau também, então os grupos estão sempre participando, principalmente eventos de tradição germânica pelo sul do Brasil. Alguns têm histórico de já terem ido para fora do país”, finaliza.

Volkstanzgruppe Tannenwald, da localidade de Pinhal Alto, representa em seu traje a região de HunsrückFotos 50mm
Volkstanzgruppe Tannenwald, da localidade de Pinhal Alto, representa em seu traje a região de HunsrückFotos 50mm
Volkstanzgruppe Tannenwald, da localidade de Pinhal Alto, representa em seu traje a região de HunsrückFotos 50mm

A produção do documentário foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio de um edital lançado pelo Departamento Municipal de Cultura de Nova Petrópolis em 2023. Além do lançamento público, o filme será disponibilizado para as escolas do município e grupos de dança, enriquecendo o estudo da cultura local e preservando suas memórias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas