MAIS DE 90 DIAS

Biblioteca Cyro Martins envia notificações extrajudiciais para usuários com devolução atrasada de livros

Ação faz parte do projeto de reestruturação do acervo bibliográfico das instituições culturais mantidas pela Secretaria da Cultura

Publicado em: 11/01/2024 18:10
Última atualização: 11/01/2024 18:12

 Usuários da Biblioteca Cyro Martins, que estão com empréstimos de livros atrasados começaram a receber nesta semana notificações extrajudiciais por meio do e-mail e WhatsApp. Eles devem fazer a devolução das obras emprestadas há mais de 90 anos. A ação faz parte do projeto de reestruturação do acervo bibliográfico das instituições culturais mantidas pela Secretaria da Cultura.

Biblioteca Cyro Martins cobra devolução de livros atrasados Foto: PMG/Divulgação

As notificações são enviadas desde segunda-feira (8), aos usuários com pendências em aberto junto à instituição, com atrasos que em alguns casos remontam ao ano de 2013. Ao todo, cerca de 230 usuários estão nessa situação, e somam 380 livros emprestados e nunca devolvidos.

Os usuários notificados têm prazo de 10 dias úteis para devolverem os livros em atraso, caso contrário, estarão sujeitos a multas e suspensões. Conforme a pasta cultural, muitos dos livros retidos são títulos de difícil obtenção.

O secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, ressalta que a campanha é uma medida para qualificar o acervo da Biblioteca Cyro Martins, já que é uma instituição de referência na região, atendendo leitores de todas as cidades da Região das Hortênsias e Vale do Paranhana, assim como os visitantes que vêm a Gramado. Em 2023, a Biblioteca recebeu 6,2 mil pessoas, entre visitantes e frequentadores; um número recorde, cuja tendência é de crescimento neste início de 2024.

“Nosso objetivo é tornar a Cyro Martins um importante ponto turístico dentro do trade cultural da cidade, e para isso se tornar realidade é imprescindível que os nossos leitores sejam responsáveis com os livros que tomam emprestados, para que tenhamos um acervo de altíssima qualidade e que seja sempre uma referência tanto no campo cultural, quanto no campo de pesquisa e patrimônio histórico”, afirma o secretário.

Além disso, os usuários notificados com atraso superior a 90 dias podem fazer a devolução através dos Correios, enviando os livros diretamente à Biblioteca (Rua São Pedro, 369 – fundos da Câmara de Vereadores; Centro, Gramado- RS – CEP 95670-150), acompanhados de cópia da notificação extrajudicial enviada.

Para além da cobrança dos livros atrasados, a Biblioteca também está recebendo doações de itens, que passam por triagem. Em menos de duas semanas, mais de 400 livros foram recebidos através de doações oriundas da comunidade, além de áudiolivros, CDs de música e LPs.

Os itens que não são incorporados ao acervo físico da Biblioteca são destinados a outros projetos culturais, como o #LêAí, o Troca-Troca de Livros no Dia da Cultura Gramadense ou o Coletivo do Saber.

Na segunda quinzena de fevereiro, está prevista a segunda edição da Semana Internacional da Doação de Livros, que vai distribuir parte do material recebido para a comunidade gramadense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas