Conhecer a história, poder degustar e entender um pouco mais sobre a enologia. Essa é a proposta de um novo empreendimento turístico que está nascendo em Gramado: o Museu do Vinho. Sem revelar no momento investimentos, o atrativo tem expectativa de abrir ao público na segunda quinzena de dezembro, ou seja, ainda neste ano.
O museu ficará na Avenida das Hortênsias, na estrada entre Gramado e Canela, próximo ao Coelho Café Colonial. Serão aproximadamente 200 metro quadrados, em que o visitante terá experiência interativa.
No passeio, a história da bebida milenar será contada, indo desde as primeiras civilizações aos mitos da produção. Os melhores rótulos do Sul do Brasil serão apresentados, onde se poderá adquirir e apreciar vinhos fabricados na região de Altos Montes, em Flores da Cunha e região. Por lá, concentra-se a maior produção de vinhos do País. O turista também terá a oportunidade de ver produtos de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, a capital nacional do vinho.
LEIA TAMBÉM: Secretariado em Gramado terá apenas três mudanças; confira os nomes que farão parte da gestão 2025-2028
A jornada do visitante no museu irá encerrar com uma degustação orientada. Conduzida por experientes sommeliers, a atividade irá colocar à prova vinhos do Sul.
O Museu do Vinho Gramado também contará com uma enoteca, uma loja voltada para a apresentação e venda de artigos da enologia. Acessórios e iguarias relacionadas ao consumo da bebida poderão ser adquiridos.
O atrativo turístico também terá espaço para degustação de charcutaria e taças especiais no local.
VEJA AINDA: Gramado In Concert e Vindima têm novidades divulgadas para 2025; confira
O empreendimento funcionará de segunda a domingo, das 9 às 18 horas. Os ingressos ainda não são comercializados, mas terão valores de R$ 79,90 adulto, R$ 39,95 de 6 a 17 anos e para pessoas com mais de 60 e entrada gratuita para menores de 5 anos.
O início das vendas está programado para 10 de dezembro.
LEIA TAMBÉM