COMEMORAÇÃO

Festa da Colônia de Gramado também é palco para a celebração do Bicentenário da Imigração Alemã

Corte que vai representar a Rota Romântica neste ano histórico será escolhida no sábado, durante programação do evento

Publicado em: 29/04/2024 11:34
Última atualização: 29/04/2024 11:34

O ano de 2024 é de comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. São mais de 100 cidades gaúchas que participam dessas celebrações, com atividades culturais, esportivas, religiosas, entre outras. Em Gramado, o evento escolhido para enaltecer a data é a Festa da Colônia, que já tem como essência a homenagem aos povos que colonizaram a cidade.

Festa da Colônia teve a abertura oficial no sábado (27) Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
No sábado (4), a programação terá uma ação especial: a escolha da corte dos municípios que compõem a Rota Romântica. O concurso, que ocorrerá a partir das 18 horas, no palco principal, vai eleger a rainha e princesas que representarão a entidade neste ano histórico. A corte da Festa da Colônia concorrerá levando o nome de Gramado. Na ocasião, haverá a escolha da melhor torcida.

Tradições mantidas vivas


Cônsul-geral da Alemanha para o Sul do Brasil, Marc Bogdahn Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Serão, ao todo, 18 dias de festa, seguindo até 12 de maio, unindo origens e celebrando tradições. Na manhã do sábado (27), ocorreu a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades, como o cônsul-geral da Alemanha para o Sul do Brasil, Marc Bogdahn. Ocupando o cargo há cerca de oito meses, declara que é a primeira vez que visita a festa, mas que não será a última.

“Realmente uma grande alegria estar na cidade, conhecida mundialmente pelo turismo de qualidade. É um grande prazer estar aqui também no ano do Bicentenário da Imigração Alemã. As tradições das diversas origens fizeram Gramado, o Rio Grande do Sul e o Brasil de hoje”, pondera, afirmando ficar impressionado com o cultivo local desse legado, mesmo depois de tantos anos.

“A nossa querida Festa da Colônia registra e resgata a nossa cultura, a nossa identidade. Os antepassados vieram para cá e ficaram pela fé. Deixaram esse legado bonito, uma cidade que é um exemplo do Brasil inteiro em termos de turismo, geração de riqueza, de renda, de oportunidades e de vida melhor. Tudo isso proporcionado pelo turismo, mas esse turismo que começou há muitas décadas com os ensinamentos dos nossos antepassados”, atesta o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Potencialidades

Diretor-geral da Secretaria de Turismo do Estado, Rafael Carniel Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Com o intuito de mostrar as potencialidades do interior e também de ser incentivo à permanência nas propriedades rurais, a Festa da Colônia apresenta toda a riqueza cultural e gastronômica dos produtores rurais. O diretor-geral da Secretaria de Turismo do Estado, Rafael Carniel, afirma que o governo estadual está apoiando o evento por reconhecer a importância de valorizar essa colonização.

“Nós sabemos que muitos dos empreendedores que hoje tocam a cidade de Gramado vieram justamente da colônia. Sabemos que a hospitalidade de Gramado surge do bem receber dos alemães, italianos e dos portugueses que vieram, se instalaram aqui e fizeram desse Estado um dos melhores lugares pra se viver no Brasil”, salienta.

Festa da Colônia teve a abertura oficial no sábado (27) Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Para a presidente da Gramadotur, autarquia que realiza a festa, Rosa Helena Volk, é momento de olhar para trás para falar dos colonos que chegaram nestas terras e de lembrar todo o esforço feito por eles. Para ela, por isso que a Festa da Colônia é o evento mais querido da comunidade gramadense. “E é a mais desejada, a mais esperada. Então, que todos nós possamos aproveitá-la muito”, acrescenta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas