EDUCAÇÃO

Inscrições para o Encceja poderão ser realizadas na Câmara de Vereadores; saiba mais

A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo Ivo Bezzi e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae) com o intuito de auxiliar a comunidade que busca concluir os ensinos fundamental e médio

Publicado em: 29/04/2024 13:01
Última atualização: 29/04/2024 13:02

Um espaço será destinado a partir da terça-feira (30) na Câmara de Vereadores de Gramado para que os interessados em concluir o ensino fundamental e médio façam suas inscrições e busquem por orientações do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo Ivo Bezzi e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae).

Câmara de Gramado terá espaço destinado para inscrições do Encceja Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

A inscrição deve ser realizada com o CPF e RG e o participante deve ter conta no portal gov.br. Quem deseja o auxílio, pode comparecer na sede do Legislativo, na Rua São Pedro, número 369, Centro de Gramado, e solicitar na recepção por Elisandra Chaves, diretora da Escola do Legislativo e fundadora da Amae Gramado.

O espaço e auxílio para as inscrições serão disponibilizados nos dias 30 de abril, 2 e 3 de maio e do dia 6 a 9 de maio, das 14 às 17 horas.

Segundo Elis, para fazer a prova do ensino fundamental é necessário ter 15 anos até o dia da prova - 25 de agosto - e para fazer a prova do ensino médio, é necessário ter 18 anos também até o dia da prova.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3295-7000 ou no e-mail escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

O Encceja é realizado pelo governo federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Amae pela Educação

A ação integra o Programa Amae pela Educação, que tem como objetivo democratizar o acesso à educação, auxiliando a comunidade de Gramado e região a concluir o ensino fundamental e médio, usando para a certificação a prova. O projeto, que começou em 2017, já oportunizou a quase 1 mil pessoas concluírem seus estudos.

O projeto tem um ciclo de um ano e inicia quando o governo federal lança o edital com as datas e, na sequência, abre o período de inscrição. Após inscritos, os alunos são divididos em grupos no WhatsApp para receberem orientações e conteúdos para estudo. Ao final do programa, os aprovados recebem certificado em uma cerimônia de formatura. Todo o processo é gratuito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas