COM SEIS METROS DE ALTURA

Monumento para homenagear etnias colonizadoras de Gramado será construído na área central

Obra será custeada pela iniciativa privada; saiba mais

Publicado em: 03/04/2024 10:16
Última atualização: 03/04/2024 10:17

Um monumento com seis metros de altura e nove metros de largura será construído em Gramado para homenagear os povos que colonizaram a cidade. A estrutura ficará localizada na área central, na entrada da Praça das Etnias, também como uma forma de identificar e chamar mais atenção para o ponto turístico.

Monumento para homenagear etnias colonizadoras de Gramado será construído na área central Foto: Reprodução
A obra será uma parceria público-privada, custeada por investidores da cidade e executada pela construtora Construarte. O projeto foi doado ao município pelo arquiteto gramadense Joel Oberherr, que auxiliou na construção das casas históricas que existem na praça. Ele também foi o responsável pelo restauro da Casa do Major.

“Sempre senti falta de uma identificação para o local. Esse monumento será um marco. Tenho certeza que vai ser um dos pontos mais fotografados de Gramado”, destaca.

A estrutura terá revestimento em pedra, feito de forma manual, e o brasão da cidade. No topo, ficarão as bandeiras das etnias alemã, portuguesa e italiana. A obra deve iniciar nos próximos dias e a conclusão está estimada em três meses.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, aponta que parcerias público-privadas são importantes para o município, já que diminuem gastos dos cofres públicos. “As pessoas vão poder tirar fotos e levar uma bela imagem de Gramado. Vai se tornar um outro ponto turístico, como é a Rua Torta, que embelezará ainda mais aquela região”, pondera. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas