A Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) realizou, na manhã do domingo (21), a atividade de estreia do Projeto Aves no Parque, integrante do Programa Aves de Gramado, no Parque Municipal dos Pinheiros.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Foto: PMG/Divulgação
A primeira edição, lançada durante a programação da 22ª Semana do Meio Ambiente, teve como objetivo dar o pontapé inicial a uma proposta que terá continuidade ao longo do ano.
O projeto busca conectar a comunidade com a rica biodiversidade local. Na edição de estreia, 13 participantes foram guiados por técnicas da Secretaria e contaram com uma breve orientação teórica sobre a história e os usos do parque, a importância da observação de aves, além de dicas e técnicas para a prática.
Defesa Civil alerta para risco de congelamento de pista na Serra com onda de ar polar
Durante a ação, o grupo registrou mais de 30 espécies distribuídas entre ambientes florestais, aquáticos e áreas abertas. Entre os grandes destaques da manhã, os participantes registraram espécies marcantes, como o papagaio-do-peito-roxo, o inhambuguaçu e o tangará, que encontram no Parque dos Pinheiros um importante refúgio.